Baixe o app

MUSEUS PARTICIPANTES 2018

Veja a programação de cada um dos museus para a noite do dia 19 de Maio.

Goethe-Institut

Museu Júlio de Castilhos

Museu Joaquim José Felizardo

Museu Hipólito José da Costa

MACRS

Museu da UFRGS

Pinacoteca Ruben Berta

MARGS

Centro Histórico Cultural da Santa Casa

Fundação Iberê Camargo

Memorial do RS

Planetário

Museu Joaquim Francisco do Livramento – Centro Histórico-Cultural Santa Casa

Um dos espaços do Centro Histórico-Cultural Santa Casa (CHCSC) é composto por um acervo com mais de 8 mil objetos os quais narram a história da Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre, da saúde e da cidade nos últimos 200 anos. O Museu também oferece um programa educativo destinados a Escolas e Universidades, com visitas mediadas, oficinas e caminhadas culturais.

Exposições em cartaz no dia 19 de Maio:

Fragmentos de uma história de todos nós_curadoria: Ceres Storchi
Narra a história do mais antigo hospital do RS, e inclui recursos comunicacionais para pessoas com deficiência visual e auditiva.

Área Cinza_artista e curadoria: Ricardo Fonseca
A expressão “área cinza” ou “zona cinzenta” refere-se à um contexto de incertezas e nebulosidade quanto aos seus reais sentidos. Série de desenhos que adota um processo construtivo híbrido, resultando em amálgamas de linguagens figurativas e abstratas.

Arte Negra Parede Branca_curadoria: Ana Albani de Carvalho
Interessado pelas palavras e seus significados, Estevão da Fontoura pesquisa as relações entre os nomes das coisas, sua função e seu significado, tensionando as relações de poder e as práticas sociais que sustentam a existência destes significados.

Programação musical

19h - Thiago Colombo

Premiado violonista, compositor e arranjador, é bacharel e mestre em música pela UFRGS. Já atuou como solista junto à Orquestra Sinfônica de Porto Alegre, Orquestra de Câmara do Theatro São Pedro e Orquestra da TV Cultura de São Paulo, entre outras. Em 2017, lançou Latin guitar connections, gravado nos estúdios da Bath Spa University, no Reino Unido

20h30 - Camerata Violões de Porto

Mini-orquestra formada por oito violonistas profissionais da música de concerto de Porto Alegre. Interpreta do barroco ao contemporâneo de diversos cantos do mundo, apresentando a sonoridade do violão para além do formato solo ou de acompanhamento, inovando com cores, intensidade e performance.

22h - Orquestra de Violoncelos Jean-Jacques Pagnot

Grupo formado na extensão e graduação da UFRGS, sob a coordenação de Milene Aliverti, tem se destacado pela diversidade de estilos musicais, desde o clássico até a música popular brasileira. Seu nome é uma homenagem ao primeiro professor de Violoncelo da universidade, que veio da França para atuar na cidade.

23h - Ariel Polycarpo & Daniel Benitz (violino e piano)

Polycarpo é mestre em performance pela Universidade da Geórgia/EUA, foi um dos convidados, em 2016, do Programa Jovens Artistas do Britten-Pears da Inglaterra. Daniel é graduado pela UFRGS e tem mestrado pelas universidades do Colorado e de Pittsburg/EUA.

Venha de transporte público:

Created by Anniken & Andreas

Linhas de Ônibus: 637, 608, T9, C11, 510, 637, 6371-1, C4-1

Created by Kemesh Maharjan

Bike Poa: Arquitetura UFRGS e rua Barros Cassal

Localização do Museu Joaquim Francisco do Livramento – Centro Histórico-Cultural Santa Casa

Avenida Independência, 75 - Independência
Fone: (51) 3213-7370 // E-mail: museu.chc@santacasa.tche.br

Convidamos você a compartilhar suas fotos durante a visitação aos museus
utilizando a hashtag #noitedosmuseus. No decorrer da noite e da próxima semana a ela
repostaremos algumas fotos em nosso perfil no Instagram @noitedosmuseus.