Baixe o app

MUSEUS PARTICIPANTES 2018

Veja a programação de cada um dos museus para a noite do dia 19 de Maio.

Goethe-Institut

Museu Júlio de Castilhos

Museu Joaquim José Felizardo

Museu Hipólito José da Costa

MACRS

Museu da UFRGS

Pinacoteca Ruben Berta

MARGS

Centro Histórico Cultural da Santa Casa

Fundação Iberê Camargo

Memorial do RS

Planetário

Fundação Iberê Camargo

Há 22 anos, a Fundação desenvolve ações culturais e educativas com a missão de preservar o acervo, promover o estudo, a divulgação da obra de Iberê Camargo e estimular a interação de seu público com arte, cultura e educação, por meio de programas interdisciplinares. Seu acervo é formado por um núcleo documental, composto de documentos e imagens relacionadas à vida e à obra do artista, e um núcleo com a coleção Maria Coussirat Camargo, que inclui pinturas, gravuras, guaches, desenhos e estudos de Iberê Camargo, obras que o casal acumulou durante a vida.

A sede da instituição, inaugurada em 2008, foi projetada pelo português Álvaro Siza, um dos arquitetos contemporâneos mais importantes do mundo. O projeto recebeu o Leão de Ouro da Bienal de Arquitetura de Veneza (2002) e é mérito especial da Trienal de Design de Milão.

Exposições em cartaz no dia 19 de Maio:

Avesso – Ação-instalação dos artistas Andressa Cantergiani e Maurício Ianês, que pretende tornar visíveis as estruturas, trabalhadores e visitantes da FIC. Propõe um questionamento sobre como as relações são criadas dentro de um espaço institucional artístico, ampliando e revelando as possibilidades de criação de forma coletiva e transparente.

Moderna para Sempre – Fotografia Modernista Brasileira na Coleção Itaú Cultural – A mostra, que será inaugurada dia 19 maio, soma 144 imagens de mestres da fotografia produzida no país. Com curadoria do fotógrafo e pesquisador Iatã Cannabrava, a exposição tem foco nos trabalhos dos membros do Foto Cine Clube Bandeirante e de outros do movimento modernista, que, em conjunto, contribuíram para a cultura e identidade brasileiras.

Programação musical

19h - Batuque de Cordas

Os violões de Vinícius Correa e Claudio Veiga compõem uma intensa trama musical cheia de timbres, ritmos e melodias. O duo construiu uma sólida trajetória desde seu primeiro CD, aclamado com o Prêmio Açorianos de Melhor grupo de Música Instrumental e Melhor CD Instrumental. Tem intensa participação em festivais como Fête de la Musique, em Genebra/Suíça, Circuito SESI de Música em São Paulo, e Fiesta Mundial em Balen/Bélgica, entre outros.

20h30 - Olinda Alessandrini

Uma das mais destacadas pianistas do Sul do país, Olinda atua em recitais, música de câmara ou como solista em orquestras e gravações. Participou de festivais internacionais, como o Festival de Piano de Heidelberg, na Alemanha, e o Festival Internacional do Piano de Savona, na Itália. Gravou CDs dedicados a obras de Villa-Lobos, Radamés Gnattali e Araújo Vianna.

22h - Dunia Elias & Luciano Maia (piano e acordeon)

Pianista clássica de formação e compositora com intensa trajetória na cena musical rio-grandense, que inclui música de câmara, instrumental popular, solista com orquestra, composições próprias, Dunia conta com diversos prêmios conquistados. Luciano é um dos mais respeitados e premiados acordeonistas do sul do país na atualidade, possui nove discos lançados e já representou a música gaúcha em importantes projetos musicais no Brasil e na Europa.

23h - Duo Nascente Angelo Primon e Fernando Mattos

Com instrumentos singulares, representativos de diferentes culturas, que se manifestam através de música brasileira, indiana, árabe, persa e sefardita - desenvolvem estruturas musicais autorais e improvisatórias de maneira vibrante e viva, com aspectos da nossa ancestralidade e processos criativos sem fronteiras.


Venha de transporte público:

Created by Anniken & Andreas

Linhas de Ônibus: 188, 168, 173, 165, 1112, 184, 1841, 186, 1861, M79, 187, 171, 110, 1101, 111, 1111, 179, 176, 1795, 1761

Created by Kemesh Maharjan

Bike Poa: Fundação Iberê Camargo e BarraShopping Sul

Localização do Fundação Iberê Camargo

Avenida Padre Cacique, 2000 - Cristal
Fone: (51) 3247-8000 // Entrada Gratuita/ Estacionamento Pago

Convidamos você a compartilhar suas fotos durante a visitação aos museus
utilizando a hashtag #noitedosmuseus. No decorrer da noite e da próxima semana a ela
repostaremos algumas fotos em nosso perfil no Instagram @noitedosmuseus.