Baixe o app

MUSEUS PARTICIPANTES 2018

Veja a programação de cada um dos museus para a noite do dia 19 de Maio.

Goethe-Institut

Museu Júlio de Castilhos

Museu Joaquim José Felizardo

Museu Hipólito José da Costa

MACRS

Museu da UFRGS

Pinacoteca Ruben Berta

MARGS

Centro Histórico Cultural da Santa Casa

Fundação Iberê Camargo

Memorial do RS

Planetário

Memorial do Rio Grande do Sul

Criado em 1996, como um centro histórico voltado para a preservação da cultura gaúcha. O Prédio dos Correios e Telégrafos, tombado pelo Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, é a sede da instituição, e Inclui também Museu Postal e uma Agência Filatélica, mantendo uma vinculação do local com as suas funções originais. É considerada a Casa da Memória do RS e possui o maior arquivo histórico do Estado, com uma documentação raríssima sobre a imigração e a ditadura. Seu acerco possui objetos, mapas, gravuras, fotos, livros, imagens iconográficas e depoimentos importantes sobre os principais fatos ocorridos no RS.

Exposições em cartaz no dia 19 de Maio:

no 1o andar:

11ª Bienal de Artes Visuais do MERCOSUL – sob o título O Triângulo Atlântico, lança um olhar sobre o triângulo que, há mais de 500 anos, interliga os destinos da América, da África e da Europa, e procura, entre outras questões, analisar quais são as forças inovadoras que mobilizam esta interação. No Memorial, obras de Anna Azevedo, Igor Vidor & Yuri Firmeza, Jaime Lauriano, Paulo Nimer Pjota, Sonia Gomes, Vivian Caccuri, Zanele Muholi, Andréas Lang, Edinson Javier Quiñones, Hector Zamora, Mario Pfeifer, Luis Camnitzer & Gabo Camnitzer e Marco Montiel-Soto.

no 2o andar (anexo da Sala Múltiplos Usos):

Projeto Mês a Mês na História: documentos originais do acervo com conteúdos de interesse da comunidade sobre a história do RS e do Brasil.

Projeto Africanidades: exposição fotográfica de edição 2017 do projeto

no 2o andar (Salas do Tesouro)

Uma terra só – Aldyr Garcia Schelee: mostra comemorativa aos 83 anos de Schelee, inclui manuscritos, obras de arte e objetos raros pertencentes ao universo do escritor.

Espaço Cultural Correios (térreo)

Portfólio: fotógrafos – com o trabalho de fotógrafos atuantes na cena cultural e artística de Porto Alegre, apresenta um mosaico plural, no qual os profissionais celebram suas diferenças estéticas e conceituais.Artistas: Adela Bálsamo Armando, Alexandre Eckert, Ana Luisa Bratkowski, Bia Donelli, Carlinhos Rodrigues, Douglas Fischer, Fabrício Simões, Fernando Kluwe Dias, Fernando Pires, Flávio Wild, Gutemberg Ostemberg, Guto Monteiro, Heloisa da Costa Medeiros, Iara Tonidandel, Ivana Werner, Karla Santos, Leandro Facchini, Leonardo Kerkhoven, Lizandra Caon, Manoel Petry, Maris Strege, Nattan Carvalho, Paulo Mello, Pedro Antônio Heinrich, Rafael Karan, Sergio de Paula Ramos e Wanderlei Oliveira.

Sala Histórica dos Correios – coleção de objetos e equipamentos que contam a história dos Correios e da comunicação no Brasil.


Venha de transporte público:

Created by Anniken & Andreas

Linhas de Ônibus: A03, A02, 188, 397, 4933, C31, 376, 360, 4934, 492, 4921, 178, 349, TR31

Created by Kemesh Maharjan

Bike Poa: Praça da Alfândega

Localização do Memorial do Rio Grande do Sul

Rua Sete de Setembro, 1020 - Praça da Alfândega - Centro Histórico
Fone: (51) 3227-0882 // E-mail: memorial@sedactel.rs.gov.br

Convidamos você a compartilhar suas fotos durante a visitação aos museus
utilizando a hashtag #noitedosmuseus. No decorrer da noite e da próxima semana a ela
repostaremos algumas fotos em nosso perfil no Instagram @noitedosmuseus.