Baixe o app

MUSEUS PARTICIPANTES 2018

Veja a programação de cada um dos museus para a noite do dia 19 de Maio.

Goethe-Institut

Museu Júlio de Castilhos

Museu Joaquim José Felizardo

Museu Hipólito José da Costa

MACRS

Museu da UFRGS

Pinacoteca Ruben Berta

MARGS

Centro Histórico Cultural da Santa Casa

Fundação Iberê Camargo

Memorial do RS

Planetário

Museu da Comunicação Hipólito José da Costa

Instalado em prédio histórico, construído em 1922 para sediar o jornal republicano “A Federação”; e com importante papel na preservação da memória da comunicação social no RS, o museu disponibiliza ao público um rico acervo, que engloba periódicos, fotografias, vídeos, filmes, discos, material de propaganda, além de objetos e equipamentos.

A instituição viabiliza importantes trabalhos na área da pesquisa historiográfica e diversos trabalhos acadêmicos. Seu nome homenageia o patrono da imprensa brasileira, que entre 1808 e 1822 editou uma das primeiras publicações periódica do país, o Correio Braziliense, então impresso em Londres, e que circulou clandestino no território brasileiro sob censura da monarquia portuguesa, divulgando os ideários liberais do movimento em favor da independência brasileira.

Programação musical

19h - Mezz Organ Qu4rtet

Inspirados nos grupos de hammond dos anos 50/60 e embalados pelo ritmo e sonoridade do jazz, blues, R&B e boogaloo, os amigos Luciano Leães (hammond organ), Maurício Nader (guitarra e trumpete), Ronaldo Pereira (sax tenor) e Ronie Martinez (bateria) se reuniram para fazer música e homenagear nomes que admiram, sem perder a contemporaneidade e a autenticidade.

20h30 - Funkalister

Sua principal referência é a música negra, principalmente o Funk dos anos 70, passando pelo Rock, pelo Jazz e chegando ao Samba. A banda busca uma sonoridade típica das décadas de 60 e 70, com influências das obras de Eumir Deodato, João Donato, James Brown e Stevie Wonder.

22h - Yangos

Um dos grupos referência da música instrumental sul-brasileira, faz da união do piano, percussão, acordeon e violão um encontro potente, adicionando pitadas jazzísticas a milongas, chamamés e chacareras. Formado pelos músicos César Casara, Cristiano Klein, Rafael Scopel e Tomás Savaris.

23h30 - Kula Jazz

Franco Salvadoretti (flauta); Ronaldo Pereira (sax tenor); Ras Vicente (piano); Rodrigo Arnold(contrabaixo) e Martin Estevez (bateria), trazem seu som vibrante e orientalizado, pleno de elementos do spiritual jazz e com influência da música das mais diversas regiões do planeta, do Hard Bop aos Ragas indianos. Seu primeiro álbum, de 2015, foi indicado à cinco categorias do Prêmio Açorianos de Música.

Venha de transporte público:

Created by Anniken & Andreas

Linhas de Ônibus: C31

Created by Kemesh Maharjan

Bike Poa: Casa de Cultura Mario Quintana e Praça da Alfândega

Localização do Museu da Comunicação Hipólito José da Costa

Rua dos Andradas, 959 - Centro Histórico
Fone: (51) 3224-4252 // E-mail: museu.hipolito@gmail.com

Convidamos você a compartilhar suas fotos durante a visitação aos museus
utilizando a hashtag #noitedosmuseus. No decorrer da noite e da próxima semana a ela
repostaremos algumas fotos em nosso perfil no Instagram @noitedosmuseus.