Baixe o app

MUSEUS PARTICIPANTES 2018

Veja a programação de cada um dos museus para a noite do dia 19 de Maio.

Goethe-Institut

Museu Júlio de Castilhos

Museu Joaquim José Felizardo

Museu Hipólito José da Costa

MACRS

Museu da UFRGS

Pinacoteca Ruben Berta

MARGS

Centro Histórico Cultural da Santa Casa

Fundação Iberê Camargo

Memorial do RS

Planetário

Museu de Porto Alegre Joaquim José Felizardo

Sediado no Solar Lopo Gonçalves, edificação em estilo luso-colonial construído entre 1845 e 1853, na antiga Rua da Margem, o museu reúne acervos históricos e culturais de Porto Alegre.Seu acervo tridimensional é formado por mais de 1.300 objetos dos séculos XIX e XX, como instrumentos musicais, mobiliário e indumentária. O acervo arqueológicotem 200mil itens provenientes de áreas de ocupação indígena anteriores à chegada dos colonizadores, e oriundas de sítios ocupados entre os séculos XVIII e XX.

E o acervo fotográficotem cerca de 9mil imagens dos séculos XIX e XX, com registros de diferentes aspectos da cidade, e mais de 400 cartões postais das primeiras décadas do século XX.

Exposições em cartaz no dia 19 de Maio:

O Solar que virou Museu – memórias e histórias”, onde são exploradas as transformações sofridas pela edificação e trajetória dos indivíduos que a ela se relacionaram

Transformações Urbanas: Porto Alegre de Montaury a Loureiro”, dedicada às mudanças no espaço da cidade.

A Banda e a Cidade”, dedicada à Banda Municipal de Porto Alegre, com antigos uniformes, instrumentos musicais da primeira formação, como o fagote e o trompete, além de partituras e imagens.

Programação musical

19h - Grupo Naquele Tempo

Impulsionado pela força do choro, que carrega consigo toda a alegria e tristeza, toda a malandragem, toda a sensibilidade e toda a riqueza da expressão brasileira, o grupo toca nas ruas da cidade, como forma de divulgaresse gênero ao máximo de pessoas possível. Formado por Alexandre dos Santos (violão 7), Vorô Silva (cavaquinho), Eduardo Rukat (cavaquinho), Stefania Johnson (flauta transversal), João Aquino (violão 6), Maicon Ouriques (percussão) e Thayan Martins (pandeiro).

20h30 - Sexteto Gaúcho

Formado por Mathias Pinto (violão 7 cordas), Alexandre Susin (cavaquinho), Guilherme Sanches (pandeiro), Lucian Krolow (flauta), Samuca do Acordeon e Elias Barboza (Bandolim) - o grupo apresenta sonoridade tradicional dos conjuntos brasileiros de choro com composições contemporâneas próprias.

22h - Eduardo Pitta

Sambista com longa trajetória, atuando em Porto Alegre, Rio e São Paulo. Participou do CD/DVD "Inéditas de Adoniran Barbosa na voz de grandes artistas" - coletânea que traz no elenco nomes como Ney Matogrosso, Criolo e Fernanda Takai. Em 2017 lançou o EP “Pé no samba”, gravado no estúdio Grita Music, produzido por Henri Lentino e Pitta.

23h30 - Felipe Azevedo

Premiado compositor, violonista e cantor, participou de vários festivais de música nacionais e internacionais como os suíços Fête multiculturelle, Festival des Cropettes, Festival de La Cité , o francês L’air Du Temps e o norueguês Johan Halvorsen musikkfest. Já dividiu palco com artistas como Guinga, Hermeto Pascoal, Ulisses Rocha, Consuelo de Paula, Gastón Rodriguez e Olivier Forel, entre outros.


Venha de transporte público:

Created by Anniken & Andreas

Linhas de Ônibus: C31

Created by Kemesh Maharjan

Bike Poa: Rua da República e Rua Alberto Torres

Localização do Museu de Porto Alegre Joaquim José Felizardo

Rua João Alfredo, 582 - Cidade Baixa
Fone: (51) 3289-8275

Convidamos você a compartilhar suas fotos durante a visitação aos museus
utilizando a hashtag #noitedosmuseus. No decorrer da noite e da próxima semana a ela
repostaremos algumas fotos em nosso perfil no Instagram @noitedosmuseus.