Baixe o app

MUSEUS PARTICIPANTES 2018

Veja a programação de cada um dos museus para a noite do dia 19 de Maio.

Goethe-Institut

Museu Júlio de Castilhos

Museu Joaquim José Felizardo

Museu Hipólito José da Costa

MACRS

Museu da UFRGS

Pinacoteca Ruben Berta

MARGS

Centro Histórico Cultural da Santa Casa

Fundação Iberê Camargo

Memorial do RS

Planetário

Pinacoteca Ruben Berta

A coleção que a originou integrou o projeto de museus regionais do Brasil, criados por Assis Chateaubriand. Doada, em 1971, para a Prefeitura de Porto Alegre, atualmente ocupa sede própria num casarão de estilo eclético, situado na Rua Duque de Caxias.

Preservando os conceitos originais do criador, contém obras de artistas do século XIX, peças de modernistas como Portinari e Di Cavalcanti, artistas projetados na década de 1960 e criações estrangeiras, em especial exemplares da arte britânica.

Exposição em cartaz no dia 19 de Maio:

O Tempo das Coisas – módulo 2
Com curadoria de Francisco Dalcol, reúne artistas brasileiros contemporâneos em diálogo com obras da Pinacoteca Ruben Berta e com o espaço arquitetônico do casarão. Alguns dos trabalhos são inéditos e foram desenvolvidos especialmente para a exposição. Esta é a segunda parte do projeto curatorial “O Tempo das Coisas” cujo primeiro módulo está em cartaz na Pinacoteca Aldo Locatelli.
Artistas: Antônio Augusto Bueno, Bruno Borne, Frantz, Fyodor Pavlov-Andreevich, Ío, Túlio Pinto e obras da Pinacoteca Ruben Berta.

Programação musical

19h - Duo Nascente Angelo Primon e Fernando Mattos

Com instrumentos singulares, representativos de diferentes culturas, que se manifestam através de música brasileira, indiana, árabe, persa e sefardita - desenvolvem estruturas musicais autorais e improvisatórias de maneira vibrante e viva, com aspectos da nossa ancestralidade e processos criativos sem fronteiras.

20h30 - Quinteto Le Donne Nobili

Quinteto feminino formado por Ângela Diel (mezzo soprano), Rosimari Oliveira (soprano), Brigitta Caloni (violino), Milene Aliverti (cello) e Liliana Michaelsen (piano). Tem em seu repertório árias e duetos de óperas, além de compositores do período barroco e romântico, como Purcell, Bach, Tartini, Handel, Puccini e Schubert.

22h - Samuca do Acordeon

Um dos mais notórios e premiados acordeonistas da nova geração de músicos do RS. Professor de acordeon e oficinas de choro, já atuou no Festival de Música de Londrina, Festival Música de la Tierra (Montevidéu) e Festival Internacional Sesc de Música de Pelotas, entre outros. Atualmente único acordeonista com um trabalho voltado exclusivamente para o choro no Sul do país.

23h30 - Camerata Violões de Porto

Mini-orquestra formada por oito violonistas profissionais da música de concerto de Porto Alegre. Interpreta do barroco ao contemporâneo de diversos cantos do mundo, apresentando a sonoridade do violão para além do formato solo ou de acompanhamento, inovando com cores, intensidade e performance.


Venha de transporte público:

Created by Anniken & Andreas

Linhas de Ônibus: C11, C31

Created by Kemesh Maharjan

Bike Poa: Museu Júlio de Castilhos

Localização do Pinacoteca Ruben Berta

Rua Duque de Caxias, 973 - Centro Histórico
Fone: (51) 3224-6740 / (51) 3289-8292 // E-mail: acervo@smc.prefpoa.com.br

Convidamos você a compartilhar suas fotos durante a visitação aos museus
utilizando a hashtag #noitedosmuseus. No decorrer da noite e da próxima semana a ela
repostaremos algumas fotos em nosso perfil no Instagram @noitedosmuseus.