/ Instituto Goethe

FotoGoethe-InstitutInstituto cultural da República Federal da Alemanha, com atuação mundial, que promove o conhecimento da língua alemã e estimula a cooperação cultural em esfera internacional. Transmite uma visão abrangente da Alemanha através de informações sobre a vida política, social e cultural do país. Com sua rede ao redor do mundo, o Goethe-Institut assume há mais de sessenta anos, funções centrais no âmbito da política cultural e educacional no exterior.

Sua programação cultural incentiva a cooperação internacional, através de atividades culturais e acadêmicas desenvolvidas e realizadas em conjunto com parceiros locais, colocando em discussão as artes, as ciências e as políticas alemãs e brasileiras.

O Goethe-Institut é um tradicional espaço cultural da Porto Alegre, tendo sido agraciado com diversos prêmios em reconhecimento ao trabalho realizado. Com auditório e galeria, o Goethe-Institut serve como palco para apresentações contemporâneas de teatro, dança, música, cinema, palestras e artes visuais ligadas ao intercâmbio entre Brasil e Alemanha.


EXPOSIÇÃO EM CARTAZ

Ponto de Partida, da artista Anico Herskovits – destacando a presença da gravura no desenvolvimento do cenário artístico gaucho, com curadoria de Blanca Brites, o Goethe-Institut Porto Alegre apresenta as inéditas litografias que mostram suas flores e seus animais de estimação acompanhados de esboços a lápis e a caneta, e a xilogravura Circo (1986) acompanhada, pela primeira vez, por alguns dos inúmeros estudos, desenhos,  permitindo ao visitante partilhar como a artista pensou cada elemento do conjunto. Importante referência em gravura, Anico teve os 40 anos de sua obra homenageados com uma exposição individual na Caixa Cultural São Paulo, em 2016.

PROGRAMAÇÃO MUSICAL

19h30 – Orquestra de Flautas Transversas IPDAE

Apresenta vários diferenciais, entre eles está a rara formação. Quanto à estética, a orquestra através de seu repertório, procura estilizar as músicas, dando uma roupagem o mais fiel possível ao estilo, ao período, e ao compositor que está sendo interpretado.

20h30 – Alabê Oni

Na língua iorubá, uma expressão que significa “nobre tamboreiro” ou “grande mestre dos tambores” – este grupo percussivo é, acima de tudo, uma homenagem dos músicos Richard Serraria, Pingo Borel, Mimmo Ferreira e Tuti Sagui à ancestralidade assaltada da África e que resistiu por séculos em terras distantes.

22h00 – Nani Medeiros

Cantora que vem mostrando talento na nova cena musical brasileira, com influências musicais que vão da mpb ao jazz. Nani já cantou ao lado de Fito Paez e interpretou grandes artistas como Elis Regina e Lupicínio Rodrigues.

23h00 – Daniel Wolff & Christine Beard, violão e flauta

Doutor em Violão, Daniel Wolff é um dos mais destacados músicos brasileiros da nova geração. Profissional versátil, além da carreira como concertista, atua intensamente como didata, compositor e arranjador, pelo qual recebeu o prêmio Grammy. Flautista e professora norte-americana, Christine Beard é mestre e doutora em Performance Musical (flauta) pela Universidade do Texas.

LOCALIZAÇÃO

Localização: Rua 24 de Outubro, 112 / Bairro Moinhos de Vento
Telefone: (51) 3211-87800
Entrada Gratuita

Ver no mapa

 

VENHA DE TRANSPORTE PÚBLICO:

Sentido bairro-centro:
Ônibus: 510, 520, T9
Lotação: 50.1, 50.11, 50.2

Sentido centro-bairro:
(Última parada na 24 de Outubro, antes da Ramiro Barcelos, ou na Av. Mostardeiro em frente ao Hosp. Fêmina)
Ônibus: 510, 520, T9
Lotação: 50.1, 50.11, 50.2, 50.3, 50.31, 05.1
 
POA bike: estação mais próxima, Parcão, localizada na Rua 24 de Outubro, lateral do Parque Moinhos de Vento / Esquina Avenida Goethe e Shopping Total, localizada no estacionamento do Shopping Total (Rua Gonçalo de Carvalho, 48).