/ MARGS

margsO Museu de Arte do Rio Grande do Sul Ado Malagoli – MARGS é uma das mais importantes instituições culturais do Estado, com 63 anos de história.

O imponente prédio da Praça da Alfândega, com cerca de 5 mil m², foi encomendado à firma do engenheiro Rodolfo Arhons, e teve como  arquiteto principal, o alemão Theo Wiederspahn. A construção data de 1913, tendo sido determinada para abrigar a Delegacia Fiscal. Localizado no Centro Histórico de Porto Alegre, o prédio foi tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional em 1981. O tombamento definitivo, em nível estadual, deu-se  em 1985.

Entre o final de 1996 e início de 1998, o prédio passou por um profundo trabalho de restauro, motivado pelo seu grave estado de deterioração. Entre 2006 e 2007, a estrutura externa do prédio e terraço foram novamente restaurados, recebendo pintura e demais reparos de manutenção. 

Hoje, sob a direção de Paulo César Brasil do Amaral, o MARGS investe em uma extensa política de acervo, por meio de visibilidade, conservação e produção de conhecimento original sobre as obras de sua coleção.

O ACERVO

Seu acervo conta com mais de 3.850 obras de arte, que vão do século XIX até os dias atuais, abrangendo diferentes linguagens das artes visuais, como pintura, escultura, gravura, cerâmica, desenho, arte têxtil, fotografia, instalação, performance, arte digital, design, entre outros. A coleção do museu é composta por arte brasileira, com ênfase na produção de artistas gaúchos, e também por obras estrangeiras, da qual conta com nomes significativos da arte mundial.


EXPOSIÇÕES EM CARTAZ

Pro Posições – exposição comemorativa dos 25 anos do Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais do Instituto de Artes da UFRGS, com curadoria de Icléia Borsa Cattani e Maria Amélia Bulhões.

Redes, por Tonico Alvares – a exposição apresenta 35 imagens em formato 81cm x 81cm, feitas no espaço público do complexo de edifícios do Lincoln Center, em Nova Iorque (EUA).

Traço Solto – trânsitos da arte naïf no acervo do MARGS.

Uma possível história da arte do Rio Grande do Sul: Plural[ismos] no Sul – mostra reúne 16 obras de artistas relevantes para o sistema da arte local, produzidas no século XX, pertencentes ao acervo do MARGS.

A arte é a melhor parte da infância – com curadoria de Valesca Karsten, a mostra conta com 15 obras em grandes formatos, em óleo sobre tela, de artistas de renome do Rio Grande do Sul, que estão em plena atividade.

Infâncias: diferentes modos de ver e sentir – enfoca obras do acervo do museu que têm como tema crianças e cenas infantis. Essas obras estão expostas para, além de sua óbvia vocação de fruição estética, confrontar e relativizar algumas das inúmeras visões do que seria infância.

POA 81 – mostra fotográfica que registra fragmentos de Porto Alegre dos anos 80.

PROGRAMAÇÃO MUSICAL

19h00 – Maracatu Truvão

Grupo de percussão de Porto Alegre que se dedica a pesquisar e executar a música do maracatu de baque virado, ou maracatu nação, folguedo popular originário da cidade do Recife.

20h30 – Bebeto Alves

Cantor e compositor, um dos principais nomes da chamada Musica Popular Gaúcha, com quase trinta discos lançados, tem composições gravadas por Ana Carolina, Belchior, Ednardo, Kleiton e Kledir, Antonio Villeroy, entre outros.

22h00 – Pedro Dom, clarinete solo

Compositor, arranjador, produtor e clarinetista, graduado em Música pela UFRGS, integrou a Orquestra de Sopros de Novo Hamburgo, gravou com a banda Dingo Bells e desenvolveu trabalhos com os músicos Gabriel Romano e Ian Ramil

23h00 – Orquestra de Flautas Transversas IPDAE

Apresenta vários diferenciais, entre eles está a rara formação. Quanto à estética, a orquestra através de seu repertório, procura estilizar as músicas, dando uma roupagem o mais fiel possível ao estilo, ao período, e ao compositor que está sendo interpretado.

LOCALIZAÇÃO

Localização: Praça da Alfândega, s/n° / Centro Histórico
Telefone: 51 3227-2311
www.margs.rs.gov.br
www.facebook.com/margsmuseu
www.twitter.com/margsmuseu

Ver no mapa

 

VENHA DE TRANSPORTE PÚBLICO:

Linhas de Ônibus: 178, 180, 188, 349, 360, 376, 394, 397, 492, 3491, 3941, 3943, 3973, 4921, 4933, 4934, C3, C31

POA bike: estação mais próxima, Rua Capitão Montanha, lateral do Museu de Arte do Rio Grande do Sul / Esquina Rua Siqueira Campos.