/ Museu da UFRGS

MUSEU DA UFRGS 2Desde sua criação, em 1984, o Museu da UFRGS vem trabalhando com a memória e com a identidade da UFRGS e de Porto Alegre, seja por meio de exposições temáticas, seja como local de pesquisa através de seu acervo.

Com o objetivo de potencializar a interação da sociedade com a produção técnica, científica e cultural da Universidade, o Museu consolida sua proposta de articulação entre os diferentes saberes e disciplinas, possibilitando a construção do conhecimento em um espaço museológico.

Por meio de suas exposições, o Museu procura proporcionar aos visitantes experiências únicas, que aliam fruição, lazer e conhecimento, tornando o público protagonista de sua aprendizagem. Com caráter interdisciplinar, as exposições são construídas a partir do diálogo entre pesquisadores, professores e curadores da UFRGS e da comunidade. Além de uma expografia particular, cada uma delas possui um projeto educativo que visa aprofundar e complementar os assuntos apresentados na exposição.

Dessa maneira, o Museu da UFRGS oportuniza a ampliação da atuação docente e da vivência discente, promovendo, assim, o intercâmbio de aprendizados entre Universidade e comunidade.

O ACERVO

Composto por imagens, documentos e objetos tridimensionais, que remetem à história, à memória e à identidade da UFRGS e da cidade de Porto Alegre. Organizado em coleções, o acervo constitui-se em fonte de pesquisa gratuita para a comunidade universitária e para a sociedade em geral, além de resultar em exposições e mostras em diferentes espaços culturais do Rio Grande do Sul.


EXPOSIÇÕES EM CARTAZ

Paisagens da memória: cidades e corpos em movimento” – com curadoria do Museu da UFRGS e do CEME, a exposição apresenta o esporte em suas múltiplas modalidades, como fenômeno cultural de grande abrangência e com ampla visibilidade. Através de imagens históricas e objetos colecionáveis, a narrativa da exposição procura suscitar a reflexão em torno do esporte como prática de lazer, de rendimento, de distinção social e de apropriação do espaço público. Assim, ao atrair públicos e adeptos, o esporte transforma corpos, espaços urbanos e suas paisagens.

NÓS PODEMOS! A mulher da submissão à subversão” – aborda o caminho percorrido pelas mulheres em busca de igualdade e menos opressão, apresentando ao visitante o mundo feminino, a representação da mulher na sociedade, as amarras e as lutas coletivas. Com curadoria coletiva dos alunos do Curso de Bacharelado em Museologia da UFRGS, a exposição procura despertar questionamentos e dar visibilidade às conquistas femininas ao longo dos anos.

PROGRAMAÇÃO MUSICAL

19h30 – Areal do Futuro

Bloco de Carnaval que além de preservar e ensinar a cultura carnavalesca, transmite valores de solidariedade, disciplina, espírito comunitário e voluntário. Realiza oficinas gratuítas de percussão, sopro, mestre sala e porta bandeira.

20h30 – Daniel Wolff & Christine Beard, violão e flauta

Doutor em Violão, Daniel Wolff é um dos mais destacados músicos brasileiros da nova geração. Profissional versátil, além da carreira como concertista, atua intensamente como didata, compositor e arranjador, pelo qual recebeu o prêmio Grammy. Flautista e professora norte-americana, Christine Beard é mestre e doutora em Performance Musical (flauta) pela Universidade do Texas.

22h00 – Amauri Iablonovski & Michel Dorfman

Vencedor do Prêmio Açorianos de Música na categoria dos sopros e por duas vezes do Festival de Choro de Porto Alegre, Amauri Iablonovski atua na Ospa, e como solista junto à Orquestra do Theatro São Pedro. Integra o Quarteto Pictures e a Confraria do Sax, sendo este último, representante do Departamento de Música da UFRGS. Produtor, pianista e arranjador, Michel Dorfman foi duas vezes vencedor do Prêmio Açorianos como instrumentista, além de diversas indicações na premiação. Gravou importantes nomes da cena musical do Rio Grande do Sul e do Brasil.

23h00 – Milene Aliverti, violoncelo solo

Professora do departamento de música da UFRGS, principal violoncelo da Orquestra de Câmara Teatro São Pedro, atua também como solista e camerista em diversas formações apresentando-se por todo o país e no exterior.

LOCALIZAÇÃO

Localização: Av. Osvaldo Aranha, 277 / Bairro Bom Fim
Telefone: (51) 3308-3390 E-mail: museu@museu.ufrgs.br
Entrada Gratuita

Ver no mapa

 

VENHA DE TRANSPORTE PÚBLICO:

Linhas de Ônibus: 176, 244, 255 272, 273, 282, 343, 346, 349, 353, 360, 376
POA bike: estação mais próxima, Estação 8 – Redenção UFRGS; Estação 37 – Casa do Estudante