/ Planetário

Planetario externaPLANETÁRIO PROFESSOR JOSÉ BAPTISTA PEREIRA

Em 1972, foi inaugurado o Planetário Professor José Baptista Pereira, com projeto arquitetônico de Fernando Gonzáles, e colaboração de Walter Bered. A construção – com uma cúpula de 12,5 metros de diâmetro – sugere uma nave espacial pousada no solo, rodeada por jardins, espelho d’água, relógio de Sol e rosa dos ventos. O nome do local é uma homenagem ao professor de engenharia da UFRGS, pelo seu trabalho em prol da astronomia no RS. Atuando como órgão de complementação de ensino e divulgação da astronomia, oferece programas científicos e culturais à comunidade. Séries especiais, apresentações ao vivo e produção de programas radiofônicos juntam­-se à programação geral, que já atingiu mais de um milhão de pessoas.


PROGRAMAÇÃO GERAL

Tem programas especiais para o público infantojuvenil, e também para jovens e adultos como por exemplo, a edição A Harmonia do Mundo, com narrativas sobre a evolução do pensamento humano sobre sistemas de mundo e suas implicações políticas e filosóficas.

PROGRAMAÇÃO EM CARTAZ

    • Oficina de identificação do Céu de Porto Alegre no Outono
    • Programa curto – O Caminho das Estrelas

PROGRAMAÇÃO MUSICAL

19h30 – TOQUE com Felipe Zancanaro

Guitarrista, percussionista, produtor e compositor, integrante da banda Apanhador Só, com a qual teve duas indicações ao VMB (Video Music Brasil – da MTV), ao Grammy Latino e ao Prêmio Multishow de Música Brasileira. Desenvolve pesquisas com percussão-sucata e circuit bending.

21h00 – Orquestra de Brinquedos

Musical inteiramente tocado com instrumentos de brinquedo por cinco soldadinhos de chumbo. Os músicos Yanto Laitano, Fábio Ly, Filipe Narcizo, Beto Chedid e Marina Mendo apresentaM clássicas canções conhecidas do grande público em divertidos e criativos arranjos.

22h30 – Fernando Cordella & Marcio Cecconello

Cravista, docente e pesquisador em música dos séculos XVII e XVIII, Cordella atua como solista de cravo e baixo continuísta em diversas orquestras. Graduado pelo Instituto de Artes da UFRGS, Graduado em Música pela UFRGS, Cecconello aperfeiçoou-se em Viena com Peter Schuhmayer e Alexander Arenkow, e integrou importantes orquestras internacionais como a Junge Österrechische Philharmonie, Youth Orchestra of the Americas e Jeunesses Musicales World Orchestra, em turnês pelas Américas, Europa e Ásia.

23h30 – Kula Jazz

“Kula” significa uma “barganha espiritual”, uma constante troca de fé e energia – o quinteto busca popularizar esse gênero secular e de extrema importância na história do desenvolvimento musical popular – o jazz e a música instrumental. No repertório composições dos grandes nomes do jazz internacional. Foi um dos destaques do ultimo POA Jazz Festival.

LOCALIZAÇÃO

Localização: Avenida Ipiranga, 2.000 / Bairro Santana
Telefone: (51)3308-5384
E-mail: planetario@ufrgs.br

Ver no mapa

 

VENHA DE TRANSPORTE PÚBLICO:

Linhas de Ônibus: 343, 353, 3943, 3973, 3983, 439, T1, T3, T6
POA bike: Avenida Ipiranga, 2440 / Esquina Rua Ramiro Barcelos