13ª edição do Festival Entretodos terá transmissão 100% online

O Entretodos-13 Festival de Filmes Curtos e Direitos Humanos, reconhecido como uma importante plataforma de valorização da cultura, educação e difusão dos direitos humanos, nesta edição precisou se reinventar. O evento, que acontece de 13 a 19 de setembro, terá transmissão exclusivamente online pela plataforma SPCINEPLAY e diretamente no site do festival, que acaba de ser lançado.

O festival é gratuito e conta com a participação de diretores de todo o mundo. A curadoria do evento tem o cuidado de selecionar filmes curtos que promovam o debate sobre diretos humanos de forma transversal como participação social, direito à moradia, à vida, à igualdade social, orientação sexual, processos migratórios, direitos da juventude, idosos, crianças e adolescentes, pessoas com deficiência, ativismo político e ambiental, entre outros.

“Devido à pandemia, o festival este ano acontecerá totalmente online e será transmitido em diversas plataformas, incluindo o site oficial, e não em salas em periferias, presídios, escolas públicas, e outros locais dos quais costumávamos e adorávamos fazer”, explica Jorge Grinspum, coordenador do Entretodos.

O evento promove reflexões sobre a importância da garantia de direitos para toda a sociedade, incluindo o papel da cidadania neste processo. Para isso, utiliza os filmes para inspirar a sociedade nos assuntos relacionados aos direitos humanos. Em um momento que muito se discute a importância da democracia, da cultura e do conhecimento, é fundamental a disseminação de conteúdos claros e de qualidade sobre os diversos assuntos que mais impactam diretamente a vida dos brasileiros.

Nesse trabalho de difusão de conhecimento, o festival conta com o CineClube Entretodos. Para esquentar o público para o evento, semanalmente, a curadoria disponibiliza gratuitamente um filme com destaque para temáticas atuais. Toda quarta-feira, às 20h, é realizado um bate-papo ao vivo com convidados no Instagram do festival. O público ainda pode ouvir o podcast que aborda questões relacionadas aos direitos humanos.

Mostras Competitivas
Como forma de difundir o audiovisual, paralelamente à exibição dos filmes, o Entretodos realiza também a Mostra Competitiva, que é dividida em cinco sessões e a Mostra Moçada, com caráter Infanto-Juvenil e que pela primeira vez na história do evento será competitiva. Serão distribuídos prêmios de até R$ 5 mil.

Para a Mostra Competitiva foram selecionados 34 filmes curtos, que serão exibidos durante a semana do festival (13 e 19 de setembro). O anúncio dos vencedores acontece no dia 19 de setembro, na cerimônia de encerramento do Festival que acontecerá pela plataforma Zoom redirecionada pelo YouTube e site do festival.

O júri do evento é composto por diversos especialistas do audiovisual, como Aretha Sadick, Bob Wolfenson, Bruno Oliveira, Carlos Cordovano Vieira, Carolina Alamino, Fabiola Notari, Heloisa Lucas, Patricia Moran Fernandes e Valter Rege.

Além dos jurados técnicos haverá um Júri Popular. As pessoas poderão votar no melhor filme curto online no site do festival. O mesmo filme poderá ser premiado por ambos os júris, Oficial e Popular. O corpo de jurados é responsável pela atribuição e seleção dos filmes premiados nas categorias temáticas equivalentes às suas sessões.