vem aí a noite mais querida da cidade!
Dia 5/12, a partir das 18h, não saia de casa! Os museus de Porto Alegre vão até você. Atrações, curiosidades sobre o mundo das artes, surpresas ao vivo e muito mais em uma transmissão online para você mobilizar com a gente sem aglomerar. Vem ver tudo o que preparamos para esta noite.
Quero lembrete!
COLEÇÃO NOITE DOS MUSEUS EM CASA
Com a Coleção Noite dos Museus em Casa você pode criar sua própria galeria. Cada kit contém um par de reproduções de um item – uma pintura, uma fotografia, uma fachada – em papel couchê e manteiga. Você pendura a transparência na janela, na porta de vidro ou na sacada, de preferência iluminada por um ponto de luz, e pronto: sua casa agora faz parte da Noite dos Museus Edição 2020. Conheça abaixo as obras de cada instituição participante.
Kit Planetário da UFRGS Professor José Baptista Pereira
Inaugurado em 11 de novembro de 1972, o Planetário lembra uma nave espacial pousada no solo, rodeada por jardins. Na cúpula de 12,5 metros de diâmetro, o Spacemaster projeta exibições de programas para diversas idades, mostrando o céu de qualquer parte do mundo, tanto do passado como do futuro. Foto: Brenda Klein.
Kit Pinacoteca Aldo Locatelli
“Despertar” foi criada em 1973 por Vera Chaves Barcellos. A gravura, integrante do acervo da Pinacoteca Aldo Locatelli, corta uma incisão atual na velha ferida que não se fecha: a dualidade entre a natureza, entendida como forma viva e bruta, e a cultura materializada na ação humana. Foto: F.Zago-StudioZ.
Kit Museu de Arte do Rio Grandedo Sul - MARGS
“Animando” (2006), da artista e educadora Téti Waldraff, foi pensada como um adesivo de pequenas dimensões que funcionaria como um múltiplo a ser distribuído e que poderia estar em diversos lugares ao mesmo tempo, podendo ser reproduzido, apropriado, tomado e, principalmente, reinventado pelo olhar de quem lhe dirigisse atenção, em um convite de otimismo: Dê alegria! Imagem: Acervo Artístico MARGS.
Kit Museu Julio de Castilhos
A autoria desta figura de anjo é atribuída ao padre jesuíta italiano José Brasanelli (1659 – 1728), mestre na arte escultórica. Do conjunto escultórico pertencente ao acervo do museu, é a única peça com autoria identificada. Foto: Gabriel Costa.
Kit Museu de Porto Alegre Joaquim Felizardo
Com um acervo fotográfico com mais de 9 mil imagens da Capital entre os séculos 19 e 20, o museu abriga trabalhos de diversos fotógrafos talentosos, como Virgílio Calegari, autor desta imagem da Rua Voluntários da Pátria em fins do século 19. Foto: Virgílio Calegari
Kit Museu da UFRGS
Inaugurado em 1915 como Laboratório de Resistências de Materiais da Escola de Engenharia, desde 2002 este prédio é sede do Museu da UFRGS, atuando como museu universitário com funções de laboratório de pesquisas, formação educativa, relacionamento entre a comunidade e a universidade. Foto: Acervo Museu da UFRGS.
Kit Museu da Comunicação Hipólito da Costa
A foto em destaque é de Luiz do Nascimento Ramos, o Lunara (1864 – 1937) e remonta à década de 1900, publicada no álbum “Vistas de Porto Alegre – Photographias Artísticas”, com 20 fotografias em gelatina e prata. Trata-se de uma narrativa visual que o autor constrói sobre Porto Alegre, que parece ter sido destinada à comunidade alemã. Foto: Lunara.
Kit Museu da Brigada Militar
Esta HarleyDavidson – 1.200cc, fabricada em 1970, está em exposição no Museu da Brigada Militar. Esse tipo de motocicleta foi utilizada nos serviços de batedor e patrulhamento em estradas estaduais e em operações de escolta até o final da década de 1990. Foto: Arthur Davidson.
Kit Memorial do Rio Grande do Sul
As bolas de boleadeira são peças líticas trabalhadas em pedra por grupos indígenas da tradição umbu. As boleadeiras com duas e três bolas eram geralmente utilizadas na caça da ema. Seu uso foi difundido pelos grupos indígenas do pampa brasileiro e uruguaio e, dada sua eficiência, acabou sendo incorporada como artefato típico da cultura gaúcha. Foto: Morgana Bartz.
Kit Goethe-Institut
Esta imagem é uma versão colorida da famosa pintura “Goethe na Campanha Romana”, de Johann Wilhelm Tischbein (1751 – 1829), produzida especialmente pelo Goethe-Institut München/Alemanha. O retrato de Johann Wolfgang von Goethe (1749 – 1832), realizado na Itália em 1787, lança uma visão contemporânea para um ícone da cultura alemã.Imagem: Goethe-Institut Porto Alegre.
Kit Cinemateca Capitólio
A única cópia existente de “Um É Pouco, Dois É Bom”, primeiro longa-metragem dirigido no Estado por um realizador negro, Odilon Lopez (1941 – 2002), está depositada na Cinemateca Capitólio, bem como o cartaz original do filme, de autoria não identificada. O filme mostra uma crítica ao milagre econômico brasileiro e pela contundência na abordagem da questão do racismo. Imagem: Cinemateca Capitólio.
Kit CHC Santa Casa
Imagens de roca como este santo são representações sacras para serem levadas em procissões; só as partes visíveis pelo público eram entalhadas e articuladas, como mãos, pés e cabeça. O restante do corpo consistia em uma simples armação de ripas, muito leve, facilitando o transporte em andores. Elas eram cobertas por ricas indumentárias de tecido. Foto: Carol Fornasier.
Kit Centro Cultural CEEE Erico Verissimo
A imagem é uma arte inspirada em um dos vitrais do Centro Cultural CEEE Erico Verissimo. O nome da primeira companhia a levar luz elétrica para as casas de Porto Alegre está gravado na vitrine, e o CCCEV te convida a refletir, através da sua janela, essa história: são mais de nove décadas de luz e força, de transformação, de vida. Imagem: Roberta Holmos.
Kit Casa de Cultura Mario Quintana
“Dreaming” (2012), de André Venzon, é uma intervenção artística que abre possibilidade para pensarmos a Casa de Cultura Mario Quintana como um espaço de utopia viva, onde sonhadores encontram o que precisam para realizar seus sonhos e transformar realidades. Foto: André Venzon.
Kit Pinacoteca Ruben Berta
A tela “Retrato de Moça” faz parte do acervo da Pinacoteca Ruben Berta. Pintura de 1871 realizada por Almeida Júnior (1850 – 1899), sua presença e convívio entre obras na maioria de perfil modernista causa espanto. Mesmo não sendo a intenção original de Assis Chateaubriand, o idealizador da coleção, havia espaço ali também para artistas do século 19. Foto: F.Zago-StudioZ.