30º Cine Ceará anuncia nova data e recebe inscrições

Fernanda Montenegro e o diretor Karim Aïnouz na noite de abertura da 29ª edição do Cine Ceará. Foto: Chico Gadelha/Divulgação

 

Seguem até o dia 8 de setembro as inscrições para as mostras competitivas Ibero-Americana de Longa-Metragem e Brasileira de Curta-Metragem da 30ª edição do Cine Ceará – Festival Ibero-Americano de Cinema. Realizado anualmente de forma ininterrupta desde 1991, é o evento cultural mais tradicional do estado do Ceará e que comemora três décadas no período de 5 a 11 de dezembro, em novo formato, presencial e virtual. As inscrições são gratuitas.

A programação presencial será em Fortaleza, em local a ser confirmado, seguindo as orientações das autoridades sanitárias no período do evento, conforme a necessidade de isolamento social. A programação virtual será transmitida pelo Canal Brasil, que tem uma longa parceria com o Cine Ceará, através da plataforma Canal Brasil Play, que disponibilizará durante 24 horas os filmes das mostras competitivas Ibero-Americana de Longa e Brasileira de Curta-Metragem. Haverá também atividades nas mídias sociais do festival e de parceiros.

Podem ser inscritos na Competitiva Ibero-Americana de Longa-Metragem filmes de animação, ficção, documentário ou experimental de produtores ou diretores ibero-americanos (países da América Latina, Caribe, Portugal e Espanha) concluídos a partir de 2019 com duração mínima de 60 minutos. A Competitiva Brasileira é aberta a curtas-metragens nos gêneros ficção, documentário, animação ou experimental de até 25 minutos, concluídos a partir de janeiro de 2019, que não tenham participado do processo seletivo de outras edições do Cine Ceará.

Podem se inscrever produtores e/ou diretores brasileiros ou radicados no país há mais de três anos. Os filmes de curta e longa-metragem cearenses inscritos que não forem selecionados para estas mostras, serão submetidos a nova análise da comissão de seleção da Mostra Olhar do Ceará. 

Para participar, os interessados devem acessar o website, onde estão disponíveis o formulário de inscrição online e o regulamento. Nas mostras competitivas serão reservados 30% de participação para mulheres diretoras. A curadoria do festival prioriza trabalhos inéditos.

 

Direção e premiados do Cine Ceará em 2019. Foto: Arlindo Barreto/Divulgação