Artistas mulheres da Argentina e do Brasil ocupam o prédio do Centro Cultural Oi Futuro, no Rio

Tríptico “Fiz das Tripas Corazón”, de Ileana Hochmann. Foto Patricia Ackerman/Divulgação

Cerca de 80 obras de 15 artistas mulheres da Argentina e do Brasil, reunidas pela curadora Maria Arlete Mendes Gonçalves, ocuparão todo o prédio do Centro Cultural Oi Futuro no Flamengo, no Rio de Janeiro, na exposição Una(S)+, em cartaz de 13 de janeiro a 28 de março de 2021. A mostra ocupará do térreo à cobertura, passando pelas galerias, escadas, elevador e pátio externo, e inaugura a programação do Oi Futuro em 2021, seguindo todos os protocolos de segurança sanitária. Produzidas em dois momentos – antes e durante a pandemia – as obras afirmam a potência feminina na arte.

Prevista inicialmente para maio de 2020, e adiada duas vezes por conta do coronavírus, a exposição “ganhou um caráter mais amplo, ao incorporar o estado quarentena da arte”. A curadora decidiu incorporar à mostra também as obras criadas pelas artistas durante o confinamento em suas casas, já que elas produziram continuadamente, mesmo sem a estrutura de seus ateliês.

“Elas ampliaram seus campos de trabalho e ousaram lançar mão de novas linguagens, materiais, tecnologias e redes para romper o isolamento e avançar por territórios tão pessoais quanto universais: a casa, o corpo e o profundo feminino”, explica Maria Arlete Gonçalves. “São obras de artistas de gerações distintas e diferentes vozes, a romperem as fronteiras geográficas, físicas, temporais e afetivas para somar potências em uma grande e inédita ocupação feminina latino-americana”, assinala a curadora.

Frame do vídeo “CRIA”, de Nina Alexandrisky. Foto: Davi Alexandrisky/Divulgação

A exposição nasceu da instalação Fiz das Tripas, Corazón, da artista portenho-carioca Ileana Hochmann que, ao expor em Buenos Aires em 2019, convidou artistas da Argentina e do Brasil, com a ajuda de Maria Arlete Gonçalves, para dialogarem com seu trabalho. Agora, essa exposição chega ao Rio de Janeiro ampliada, com mais artistas e desdobrada com mais trabalhos surgidos na pandemia.

As artistas argentinas que integram a exposição são Fabiana Larrea (Puerto Tirol, Chaco), Ileana Hochmann (Buenos Aires), Marisol San Jorge (Córdoba), Milagro Torreblanca (Santiago do Chile, radicada em Buenos Aires), Patricia Ackerman (Buenos Aires), Silvia Hilário (Buenos Aires).

Do Brasil, participam Ana Carolina Albernaz (Rio de Janeiro), Bete Bullara (São Paulo, radicada no Rio), Bia Junqueira (Rio de Janeiro), Carmen Luz (Rio de Janeiro), Denise Cathilina (Rio de Janeiro), Evany Cardoso (vive no Rio de Janeiro), Nina Alexandrisky (Rio de Janeiro), Regina de Paula (Curitiba; radicada no Rio de Janeiro) e Tina Velho (Rio de Janeiro).

Desenho da série “Roer” (2012), de Marisol San Jorge. Foto: Magdalena Audap Soubie/Divulgação

“Mundos”, foto de Patricia Ackerman/Divulgação

“Teia”, foto de Bia Junqueira/Divulgação