“Baile Sudaca” reúne Francisco, el Hombre e Moral Distraída

Francisco, el Hombre. Foto: ONErpm/Divulgação

Chega às plataformas digitais nesta sexta-feira (21) a música Baile Sudaca, a nova parceria entre Francisco, el Hombre e Moral Distraída. “Sudaca” é uma expressão xenófoba usada para definir, de forma depreciativa, os sul-americanos, generalizando culturas e histórias extremamente diversificadas.

A banda brasileira Francisco, el Hombre e o grupo chileno Moral Distraída se uniram com o intuito de virar o termo do avesso. Baile Sudaca é o resultado dessa fusão, responsável por dar a volta por cima no sentimento latino-americano. “É parar de se sentir carente e começar a se sentir potente”, diz Mateo Piracés-Ugarte, que integra a Francisco, el Hombre ao lado de Sebastián Piracés-Ugarte (bateria), Juliana Strassacapa (vocal e percussão) e Andrei Martinez Kozyreff (guitarra).

Gravada entre o Brasil e o Chile, Baile Sudaca teve a sua produção feita à distância, antes mesmo de pandemia começar. O ponto de partida para a colaboração foi o estúdio de Mateo Piracés-Ugarte. Em seguida, os vocalistas da Moral Distraída retornaram com um rap feito em cima da semente enviada pela Francisco, el Hombre, que finalizou o processo criativo no renomado Estúdio Sonastério, em meio às montanhas de Belo Horizonte, em março deste ano.

Assista ao clipe de Baile Sudaca: