Casa de Cultura Mario Quintana comemora 30 anos com filme e show de Adriana Calcanhotto

Adriana Calcanhotto. Foto: Leo Aversa/Divulgação

Para marcar os 30 anos de atividades da Casa de Cultura Mario Quintana (CCMQ), a instituição realizou um documentário, que será lançado às 20h do dia 24 de setembro – véspera da data de fundação do centro cultural, em 1990. “O aniversário da Casa de Cultura é um momento muito importante na história cultural do Estado. Celebrar o marco com essa programação é valorizar a memória da instituição e o público que frequenta o espaço. É uma forma de acessar a Casa neste momento de distanciamento social. A produção audiovisual ficará disponível no canal do YouTube da CCMQ”, comenta Diego Groisman, diretor da CCMQ.

Com aproximadamente 15 minutos de duração, o filme Casa de Cultura Mario Quintana – 30 Anos de História, com roteiro de Théo Tajes, é assinado pela premiada diretora Mirela Kruel, que recentemente dirigiu cenas documentais para a novela Amor de Mãe, da Rede Globo. Mirela também é diretora do longa-metragem O Último Poema, que recebeu, entre outros, o prêmio de Melhor Documentário de Arte no Festival Internacional de Cinema de Bogotá, em 2015.

Cena do filme “Casa de Cultura Mario Quintana – 30 Anos de História”. Foto: Mirela Kruel/Divulgação

A trilha sonora tem músicas de Bruno Kiefer e Vitor Ramil. O filme conta com a narração da atriz Mirna Spritzer, além de depoimentos de personagens que fizeram a história da CCMQ.

Entre personalidades do meio artístico e da produção cultural, figuram a atriz e escritora Bruna Lombardi, amiga de Mario Quintana, a secretária de Estado da Cultura, Beatriz Araujo, e o arquiteto Flavio Kiefer – um dos responsáveis pela transformação do antigo Hotel Majestic em Casa de Cultura. A Associação dos Amigos da Casa de Cultura Mario Quintana (AACCMQ) contribuiu com essa construção de memória, disponibilizando documentos e imagens de seu acervo e indicando nomes importantes na trajetória da Instituição para serem entrevistados. Entre eles, Carlos Appel, primeiro titular da Secretaria de Estado da Cultura, instituição da qual a CCMQ faz parte, criada também em 1990.

Casa Virtual Especial com Adriana Calcanhotto

Na sexta-feira (25/9), dia do aniversário da CCMQ, às 20h, acontece uma edição especial do projeto Casa Virtual, com Adriana Calcanhotto. A apresentação terá também a presença da cantora Adriana Deffenti.

A proposta do encontro é celebrar a música e a poesia, a partir das memórias afetivas de Adriana Calcanhotto com Porto Alegre. O repertório do show traz canções consagradas e novidades do mais recente trabalho da cantora e compositora, realizado durante a quarentena.

Adriana também fará leitura de poemas para homenagear Mario Quintana. A artista porto-alegrense, de carreira consolidada no cenário da música popular brasileira, traz ainda para a Casa Virtual um pouco de seu envolvimento com a poesia portuguesa.

Entusiasta do legado de Fernando Pessoa e de outros poetas lusitanos, Adriana é embaixadora da obra de Mário de Sá-Carneiro no Brasil. A programação será transmitida pelo Instagram da CCMQ.

Lançamento do documentário Casa de Cultura Mario Quintana – 30 Anos de História
Quando: