Cerimônia do 19º Grande Prêmio do Cinema Brasileiro será neste domingo

O 19º Grande Prêmio do Cinema Brasileiro será diferente: a festa que todos os anos lota um tradicional teatro com mais de mil artistas, diretores, roteiristas, produtores e técnicos dará lugar a uma cerimônia remota, dirigida pelo cineasta Ricardo Elias, com transmissão pela TV Cultura, pelo YouTube e Facebook da emissora, no domingo (11/10), às 21h30min.

As apresentadoras Marina Person e Adriana Couto, a Didi, estarão juntas no estúdio da emissora, sem plateia, para anunciar os vencedores e chamar atrações, vídeos e números musicais, todos gravados previamente. A abertura dos envelopes será ao vivo, auditada pela PwC (a mesma empresa que faz a apuração do Oscar), e o Troféu Grande Otelo será entregue diretamente na casa de cada um deles, depois do evento.

Com roteiro do jornalista Hugo Sukman, o Grande Prêmio do Cinema Brasileiro homenageia este ano não apenas uma personalidade, mas todos os profissionais do setor audiovisual, coletivamente. Em meio a cenas emblemáticas de filmes dos mais variados gêneros e épocas, e trechos dos concorrentes, serão anunciados 32 prêmios para longas-metragens, curtas-metragens e séries brasileiras. Eles são escolhidos pelo amplo júri formado por profissionais associados à Academia Brasileira de Cinema, além da categoria voto popular.

“Não foi fácil, mas o Grande Prêmio tinha que acontecer. Mesmo diante de tantas adversidades, não poderíamos deixar de celebrar nossos filmes, nossa produção audiovisual, o cinema brasileiro”, diz Jorge Peregrino, presidente da Academia Brasileira de Cinema e Artes Audiovisuais, entidade que realiza o prêmio. “2020 entrará para a história como um ano de descobertas, por causa da pandemia. E a principal delas é a de que ninguém vive sem arte e sem cultura, pois elas também são alimento, em qualquer forma em que se  apresentem”.

Jorge Peregrino também faz questão de ressaltar que a academia representa o setor em todas as regiões o Brasil. “Precisamos da adesão de mais profissionais, para que nossa academia ganhe força e possa seguir independente, lutando por um cinema brasileiro plural, democrático e bem representado no cinema, na televisão e no streaming. Todos podem se associar e participar do Grande Prêmio do Cinema Brasileiro e da nossa comunidade cinematográfica”, diz.

Como é tradição, o evento vai contar com participações musicais, como a do artista Paulinho Moska, que abre a cerimônia. Ele gravou da sua casa um vídeo cantando Luzia Luluza, música de Gilberto Gil, de 1968, que fala sobre um homem que está em um táxi a caminho de uma sessão de cinema. Joyce Moreno e Francis Hime também estarão na cerimônia de forma remota com a música Cinema Brasil, canção de Francis, de 2007. Encerrando o evento, o público terá a oportunidade ainda de assistir a uma apresentação de Pedro Luís e Teresa Cristina, que farão um medley com as canções Vai Trabalhar, Vagabundo, Quando o Carnaval Chegar e Bye Bye Brasil, todas de Chico Buarque.

A lista de finalistas – que concorrem em 32 categorias e foram escolhidos em votação pelos sócios da academia – reúne mais de 200 profissionais indicados, 35 longas-metragens brasileiros e 10 longas estrangeiros – 21 de ficção, 8 documentários, 3 infantis, 3 de animação, 5 internacionais e 5 ibero-americanos. Neste ano também estão na disputa 15 curtas brasileiros (5 de ficção, 5 documentários e 5 de animação) e 20 séries (5 de animação para TV paga/OTT, 5 documentários para TV paga/OTT, 5 ficção TV paga/OTT, 5 ficção TV aberta).

19º Grande Prêmio do Cinema Brasileiro

Dia 11 de outubro, das 21h30min às 23h30min