Cineasta Esmir Filho é o novo convidado de coluna online do Itaú Cultural

Foto: Itaú Cultural/Divulgação

O cineasta Esmir Filho é o novo convidado da próxima edição da coluna Um Certo Alguém, a ser publicada nesta quinta-feira (10/9), às 13h, no site do Itaú Cultural. O objetivo da série é entrevistar artistas e pessoas do meio da arte e da cultura, semanalmente, para criar um material curto e de rápido consumo. Os participantes respondem quatro perguntas fixas sobre o passado, presente e futuro, abordando um ponto de vista pessoal, e sobre como se auto identificam.

O paulistano dirigiu os filmes Tapa na Pantera, em 2006, Alguma Coisa Assim, no mesmo ano, Os Famosos e os Duendes da Morte, em 2009, e Baleia, em 2017, entre outras produções. Nas telas, já filmou diversos enredos, mas a história de sua maior saudade é das coisas nunca vividas.

“Todas as coisas boas procuro aproveitar ao máximo e penso que elas têm o tempo e um arco para acontecer”, conta Esmir, fundindo vida e arte ao compreender períodos da própria vida como narrativas ritmadas, como as que ele mesmo produz nas telas. No mesmo embalo, o que mais o emociona no dia a dia são filmes que lançam perguntas, músicas que o fazem pensar, livros que prendem sua atenção. “Pessoas que escutam. Pequenos gestos de afeto. Danças. Natureza.”

No embalo das quatro perguntas que direcionam as perspectivas dos convidados, Esmir ainda diz, imaginando uma cena, como imagina o amanhã, deixando para o leitor, ou espectador, imaginar seus significados. “Um beija-flor, agente polinizador, colorido e de metabolismo rápido, batendo minhas asas 80 vezes por segundo, bicando de flor em flor, sem cansar”, finaliza o cineasta, contador de histórias que quer dialogar com o mundo através de suas narrativas.