Documentário inspirado na poesia de Drummond chega às plataformas de streaming

Foto: Besouro Filmes/Divulgação

 

O filme O Último Poema, de Mirela Kruel, acaba de ser lançado nas plataformas Sky, Net Now e Vivo Play, com distribuição da Lança Filmes. O documentário conta a história da troca de correspondências entre Carlos Drummond de Andrade (1902 – 1987) e a professora gaúcha Helena Maria Balbinot, revelando partes ricas dessa correspondência. Os dois se corresponderam por 24 anos.

O longa conquistou o prêmio de Melhor Documentário de Arte no Festival de Cine de Bogotá 2015. Também participou do 44ª Festival de Cinema de Gramado na Mostra de Longas Gaúchos e do 3º Festival Internacional de Cinema de Mulher – CINEFEM, no Uruguai.

A diretora vai lançar em 2021 o longa Extermínio, que faz um recorte das histórias de vida de três mulheres transsexuais no interior do Brasil. As três personagens têm algo em comum além das circunstâncias da vivência trans: são amigas de Nicole, mulher trans tragicamente assassinada em 2016 no interior do Rio Grande do Sul.

 

Foto: Besouro Filmes/Divulgação

 

Sinopse:

Helena Maria Balbinot, professora do interior do Rio Grande do Sul, se correspondeu durante 24 anos com Carlos Drummond de Andrade, poeta modernista brasileiro. O filme revela parte desta rica correspondência. Em cenas poéticas e de extrema beleza, esta amizade é reinventada, ressignificada, tecendo no imaginário do espectador o encontro entre o universo particular de Helena Maria e a poesia de Drummond. Uma história poética sobre amizade, memória e literatura.

 

Foto: Besouro Filmes/Divulgação

 

Assista ao trailer de O Último Poema: