Eduardo Bueno lança “Dicionário da Independência”

Foto: Editora Piu/Divulgação

 

Abrindo alas para as comemorações dos 200 anos da Independência do Brasil, que acontece em 2022, Eduardo Bueno, escritor que está à frente do programa Não Vai Cair no Enem, lança, pela Editora Piu, o Dicionário da Independência – 200 Anos em 200 Verbetes. O livro ilustrado e colorido nasce como uma obra infantojuvenil, mas que, aposta o autor, vai agradar todas as idades.

Sua linguagem descontraída vem acompanhada de informações preciosas a respeito do que aconteceu antes, durante e depois do Grito do Ipiranga. Entre personagens famosos e outros nem tanto, os verbetes começam em Abdicação e terminam em Zodíaco, revelando que Eduardo ‒ fiel ao estilo que o consagrou com 1 milhão de leitores ‒ vai do mais óbvio ao mais inusitado.

Como o próprio autor escreve em sua introdução, “É um livro bem direto – e um tanto diferente também, porque em geral a história não é contada desse jeito. Mas faz sentido contá-la assim, pois, no fim das contas, o turbulento processo que resultou na separação do Brasil de Portugal pode ter se dado por meio de ações, mas se concretizou por meio de palavras. No caso, duas palavras bem poderosas e que ainda ressoam com toda a força: ‘Independência ou morte!’”.

 

Foto: Editora Piu/Divulgação

As ilustrações do Dicionário da Independência são de Paula Taitelbaum, escritora, ilustradora e companheira de Eduardo Bueno. A partir de imagens antigas, muitas delas de Debret, Paula realizou colagens e interações nas cores verde, azul e laranja. A designer Tereza Bettinardi foi a responsável pelo projeto gráfico.

A pré-venda da nova obra de Eduardo Bueno vai de 1° a 14 de setembro no site da editora e oferecerá brindes nessa fase. Além dos regalos (espie aqui), quem garantir seu exemplar na pré-venda ainda vai participar de um sorteio para os bate-papos virtuais com Eduardo.

O livro chegará às livrarias em torno de 15 de setembro.

 

Foto: Editora Piu/Divulgação