Tudo o que você precisa saber para assistir ao Noite dos Museus 2020

Chegou a hora! O Noite dos Museus 2020 é neste sábado, a partir das 17h, e já estamos com tudo preparado para levar uma maratona de mais de seis horas de música, arte e muito conteúdo sobre os museus de Porto Alegre para a sua casa. São mais de 20 atrações gravadas e ao vivo para você acompanhar sem sair de casa. Confira tudo o que você precisa saber para curtir o Noite dos Museus 2020.

Como será a edição 2020 do Noite dos Museus?

Realizado pela primeira vez neste formato, o festival gratuito terá mais de 20 atrações, de nomes da cena cultural nacional e gaúcha, reunindo artistas que vão do rock ao samba, além de performances especiais de dança, que promoverão pocket shows de suas casas, das salas de exposições dos museus participantes e também de um estúdio na Fábrica do Futuro, em Porto Alegre, montado especialmente para a noite. Nosso MC, Roger Lerina, fez um vídeo mostrando o estúdio em primeira mão:

Onde eu posso assistir?

A maratona, que é gratuita, poderá ser acompanhada pelo site especial do evento, www.noitedosmuseus.com.br/2020, pelo canal do YouTube e terá cobertura nas redes sociais do projeto. Na transmissão on-line, o público poderá acompanhar shows musicais e intervenções de dança, assim como entrevistas com artistas, gestores das instituições e outras grandes personalidades da cena cultural brasileira.

Quais são as atrações do Noite dos Museus 2020?

O Noite dos Museus vai contar com apresentações dos artistas listados abaixo.

Veja um vídeo de Pâmela Amaro no nosso espaço na Fábrica do Futuro.

• 8 Adelante
  • 50 Tons de Pretas
  • Alma Lusitana
  • Ariele
  • Carlos Ferreira (apresentação com audiodescrição)
  • Carmen e Os Violões
  • Cartas na Rua
  • Cristian Sperandir Trio
  • Elias Barboza e Matheus Kleber
  • Fantomaticos
  • Fernanda Takai
  • Gabriela Lery
  • Grupo de Música e Dança Afro-Sul
  • Hique Gomez e Tales Melati
  • Humberto Gessinger
  • Muralha Trio
  • Orquestra de Câmara da Ulbra
  • Pâmela Amaro
  • Reverba Trio
  • Rita Zart
  • Violas ao Sul

Que instituições culturais participam?

• Casa de Cultura Mario Quintana
  • Centro Histórico-Cultural Santa Casa
  • Centro Cultural CEEE Erico Verissimo
  • Cinemateca Capitólio
  • Farol Santander
  • Goethe-Institut
  • Museu da Brigada Militar
  • Museu da Comunicação Hipólito José da Costa
  • Museu da UFRGS
  • Museu de Arte do Rio Grande do Sul – MARGS
  • Museu de Porto Alegre Joaquim Felizardo
  • Memorial do Rio Grande do Sul
  • Museu Júlio de  Castilhos
  • Planetário Professor José Baptista Pereira
  • Pinacoteca Aldo Locatelli
  • Pinacoteca Ruben Berta

O que é a Coleção Noite dos Museus em Casa?

Além do evento virtual, o projeto também lançou neste ano a Coleção Noite dos Museus em Casa para que o público possa deixar o lar com jeito de exposição e ainda ajude os espaços culturais da capital gaúcha, que sofreram com meses de fechamento impostos pela pandemia. A coleção é composta por 15 opções de kits, cada um deles dedicado a um dos centros culturais participantes

Cada kit contém um par de reproduções de um item – uma pintura, uma fotografia, uma fachada – em formato A1 em papel manteiga (48 x 68 cm), e couchê (59,4 x 84 cm). A peça em papel couchê é pensada para público expor dentro de casa, e a peça em papel manteiga, para ser fixada nas janelas, na noite do evento, criando uma grande exposição coletiva, já que a folha é translúcida e, com as luzes acesas dentro de casa, as janelas se transformarão em expositoras desses objetos, que ficarão visíveis das ruas.

Os kits custam R$ 30 cade podem ser adquiridos até 11/12nsite do Noite dos MuseusAo final da ação, o lucro das vendas será revertido em doações para os espaços culturais participantes investirem em suas reaberturas e em futuros projetos.

• 5a edição do Noite dos Museus
  • Dia 5 de dezembro, sábado, a partir das 18h
  • Gratuito, com transmissão ao vivo pelo site www.noitedosmuseus.com.br, no canal do YouTube e nas páginas do Instagram e do Facebook do evento