Exposição de fotos mostra São Paulo vazia durante a quarentena

Foto: Alexandre Suplicy/Divulgação

Era março, quase na metade do mês, quando o Brasil parou diante de uma pandemia, causada pelo novo coronavírus. E, quem imaginaria São Paulo em um silêncio? Pareceu que o tempo parou e a contagem dos dias em quarentena só aumentava, enquanto as pessoas passam o tempo observando tudo através das janelas.

Estimulado por essa inusitada realidade, o fotógrafo Alexandre Suplicy se lançou cidade adentro com suas lentes. Reconhecido por captar cenas do cotidiano e belas paisagens urbanas cheias de movimentos, repletas de histórias e expressões humanas, Suplicy percebeu que esse momento único na oitava cidade mais populosa do mundo precisava ser registrada.

“Quando olhei pela janela de casa, vi uma São Paulo assustadora e ao mesmo tempo linda. Pensei que era a minha obrigação registrá-la para as próximas gerações visualizassem a quarentena, por meio da fotografia”, explica o artista.

O resultado é a exposição Tempos de Quarentena, que reúne as imagens da capital paulista captadas pelo fotógrafo em entre março e abril deste ano. A vernissage da mostra acontece no dia 27/8, no piso Boulevard do D&D Shopping (Av. das Nações Unidas, 12.555, Brooklin), em São Paulo, e fica em cartaz até 27/9.

Foto: Alexandre Suplicy/Divulgação
São 23 quadros de imagens únicas, com medidas de 60 cm x 90 cm e de 1 m x 1,5 m, além de um projetor interativo com vídeo de imagens variadas, registradas por drone, no solo e também das pessoas com máscaras, com o título Faces da Quarentena.

“Postei algumas fotos nas redes sociais e logo viralizou, com 30 mil compartilhamentos. Senti que as pessoas queriam muito ver a cidade como estava além das suas janelas. E, com a retomada, pude perceber a população voltando às ruas, sempre de máscara, e acredito que foi outro momento crucial que passei a registrar. Nessa exposição vou mostrar um pouco desses dois momentos”, conta Suplicy sobre a experiência e a decisão de realizar a exposição.
É possível visitar a exposição no novo horário de funcionamento do D&D Shopping: de segunda a sábado, das 12h às 20h, e aos domingos, das 14h às 19h.