Gal Costa lança duetos com Criolo e Tim Bernardes

Foto: Julia Rodrigues/Divulgação

O ano começa com duas novidades do projeto que leva o título provisório de Gal 75. Desde 13 de novembro de 2020, Gal Costa vem lançando nas plataformas digitais, pela gravadora Biscoito Fino, pares de singles gravados com artistas de diferentes gerações. Até aqui já foram revelados duetos com Rodrigo Amarante, Zeca Veloso, Seu Jorge, Zé Ibarra, Rubel Jorge Drexler.

Pois na próxima sexta-feira (8/1) será a vez dos convidados Criolo e Tim Bernardes. Com direção artística de Marcus Preto, os singles trazem novas leituras para duas canções que marcam a discografia de Gal Costa.

Criolo divide com Gal os vocais de Paula e Bebeto, lançada originalmente no álbum Água Viva (1978), primeira parceria de Milton Nascimento com Caetano Veloso. Caetano compôs a letra inspirado na história de amor de um casal de namorados, amigos de Milton de Três Pontas.

Também foi Milton quem estreitou as relações de Criolo com Gal graças à canção Dez Anjos, parceria de Bituca com o rapper paulista gravada pela cantora no álbum Estratosférica, de 2015. “Foi para a voz de Gal Costa que a primeira – e, até agora, única – parceria de Milton Nascimento com Criolo foi feita. Teria que ser Criolo, portanto, a voz a estar com Gal na releitura dessa obra-prima escrita por Milton e Caetano”, diz Marcus Preto.

Sobre o convite para o projeto, Criolo comenta: “Ter a oportunidade, mais uma vez, de participar de um disco da Gal, é uma honra muito grande para mim. Tive a felicidade de ter uma parceria minha e do Milton, feita sob medida e com muito carinho para a Gal, gravada no álbum Estratosférica. Eu me sinto muito honrado e agradeço a ela, sempre, e ao Milton, sempre. Ter este segundo momento, poder participar deste álbum interpretando uma canção do Milton, agora eu e ela, é uma honra muito grande, eu só agradeço pelo carinho, pelo aprendizado e pela oportunidade.  Me sinto com o coração transbordando de gratidão por essa oportunidade. E está lindo, viu?”.

Criolo. Foto: Gil Inoue/Divulgação

Coube a Tim Bernardes redescobrir com Gal novas nuances para Baby, lançada no álbum Gal Costa (1969), mais um clássico de Caetano Veloso escalado para o projeto. A relação de Gal com a obra do músico, compositor, produtor musical e multi-instrumentista paulistano vem do álbum A Pele do Futuro (2018), no qual a cantora incluiu o ijexá Realmente Lindo, primeira canção de Tim Bernardes gravada por ela. Tim também havia dedicado todo o seu episódio no programa Versões, do canal Bis, a reinterpretar o repertório de Gal.

Gal 75, próximo projeto de estúdio de Gal Costa, ganhará edições no formato físico (LP e CD) em fevereiro, pela gravadora Biscoito Fino. Em ordem alfabética, os 10 artistas convidados são: Criolo, Rubel, Rodrigo Amarante, Seu Jorge, Silva, Tim Bernardes, Zé Ibarra e Zeca Veloso; o português António Zambujo e o uruguaio Jorge Drexler completam a lista.

Tim Bernardes. Foto: André Dip/Divulgação

Por terem sido produzidas no ano passado, em meio à pandemia, as faixas foram gravadas em seis cidades: Rio de Janeiro, São Paulo, Lisboa, Madri, Los Angeles e Vitória.

Ouça Paula e Bebeto aqui.

Ouça Baby aqui.