Jards Macalé homenageia Hélio Oiticica em show no Inhotim

Foto: Brendon Campos/Divulgação

O Instituto Inhotim reserva mais uma atração comemorando a reabertura à visitação, neste mês de novembro. No próximo sábado (28/11), às 11h, entra no ar o show Besta Fera, do músico, cantor e compositor Jards Macalé, que, com repertório afetivo, mostra que não para de inovar.

Exibida no YouTube Facebook do instituto, a apresentação foi gravada na obra Magic Square #5, de Hélio Oiticica (1937 – 1980), que foi restaurada e entregue novamente à experiência dos visitantes no último dia 7. Oiticica é homenageado mais uma vez pelo Inhotim, ao ser tema da programação virtual de reabertura, e por Macalé, grande amigo do artista. Juntos, eles foram dois grandes expoentes do movimento tropicalista brasileiro, na década de 1960.

O disco Besta Fera foi recebido com sucesso e reconhecimento da crítica especializada e indicado ao Grammy Latino 2019 como Melhor Álbum de MPB. Para o show do Inhotim, Macalé e seu trio de músicos apresentam composições do disco e clássicos da carreira do artista. Ele também incluiu no repertório algumas das músicas preferidas de Oiticica – e fez questão de gravar essa parte da apresentação literalmente dentro do Magic Square, em formato voz e violão. “Encontrei em meus guardados um texto do Hélio escrito numa noite do ano de 1970. Eu tocava violão junto com um gaitista americano e Hélio trabalhava em seus desenhos enquanto me pedia algumas músicas. Parte desses ‘achados’ estará na apresentação”, conta Macalé.

Lembrando que o documentário Hélio Oiticica, de César Oiticica Filho, sobrinho de Hélio, fica na página do Inhotim no YouTube somente até este sábado (28/11). No dia 5/12, é a vez do episódio Restauro do Magic Square, da série Bastidores. O vídeo acompanha todas as etapas de restauro da icônica obra de Hélio Oiticica e traz depoimentos da equipe técnica.