MAM-SP promove curso online sobre Tropicalismo

“Panis et Circencis, Assume Vivid Astro Focus” (2015), parte integrante do livro “Tropicália ou Panis et Circencis”, de Ana de Oliveira. Divulgação

O Museu de Arte Moderna de São Paulo (MAM-SP) lança no dia 18 de setembro o curso online Tropicalismo: história arrebatadora e estética libertária. Ao todo, serão quatro encontros para discutir o contexto contracultural, a intervenção estética e comportamental, a perspectiva crítica e afetuosa, o disco-manifesto, compositores e intérpretes, polêmicas e os principais fatos que marcaram a história do movimento tropicalista.

O Tropicalismo foi um dos mais instigantes fenômenos artísticos que irromperam nos anos 1960, um movimento de ruptura fundamental para a cultura brasileira. Libertário por excelência, o movimento aliou experimentalismo estético, crítica social e inconformismo político.

As aulas serão ministradas pela escritora Ana de Oliveira, autora de Tropicália ou Panis et Circencis, e os temas serão abordados em conjunto a recursos audiovisuais, como vídeos históricos e trechos de entrevistas, realizadas por Ana, com Caetano Veloso e Gilberto Gil. Como parte da programação, os alunos poderão apurar a escuta entre o intervalo de aulas, a partir de uma playlist tropicalista, elaborada especialmente para o curso.

Ana de Oliveira é coautora, com Gilberto Gil, do livro Disposições Amoráveis. Concebeu e editou o livro-objeto Tropicália ou Panis et Circencis, o primeiro livro sobre disco publicado no Brasil. Criou o site www.tropicalia.com.br, a maior referência de informação sobre o movimento tropicalista.

Em 2017, lançou outro livro-objeto, Acabou Chorare, que reúne textos e projetos visuais inspirados nas composições do clássico LP dos Novos Baianos. Atualmente, Ana está dirigindo o filme documental Disposições Amoráveis, protagonizado por Gilberto Gil.

Confira a programação completa:

Tropicalismo: história arrebatadora e estética libertária, com Ana de Oliveira

Quando: 18 de setembro a 9 de outubro | Sextas-feiras, das 19h às 20h20min

Duração: quatro encontros
Investimento: R$ 400, em até duas parcelas
Público: interessados em geral

Onde: ao vivo, via plataforma de videoconferência

Inscrições no site do MAM

Aula 1. A MANHÃ TROPICAL SE INICIA

Movimento revolucionário em comportamento e linguagem
O cenário de gestação de uma contracultura tropicalista
As primeiras inquietações tropicalistas