Margs remonta a primeira exposição de sua história

Neste sábado (11/9), o Museu de Arte do Rio Grande do Sul (MARGS), em Porto Alegre, inaugura uma ampla e extensa exposição que aborda as origens do museu e a constituição inicial de seu acervo nos anos 1950. Trata-se da remontagem da 1ª Exposição de Arte Brasileira Contemporânea, que foi a mostra de estreia do MARGS, realizada em 1955, na Casa das Molduras.

Intitulada 1ª Exposição de Arte Brasileira Contemporânea: 1955/2021 – Resgate da Mostra de Estreia do MARGS e Formação Inicial do Acervo, a mostra tem curadoria de Francisco Dalcol, diretor-curador do MARGS, e de Fernanda Medeiros, curadora-assistente do museu. Criado no ano anterior por decreto do governo do Estado, sem ter sede própria nem acervo inicial, à época o MARGS ainda não dispunha de espaço adequado para realizar exposições e receber os visitantes.

Emiliano Di Cavalcanti. Foto: MARGS/Divulgação

A 1ª Exposição de Arte Brasileira Contemporânea não só marcou a estreia pública das atividades do MARGS como também foi o evento que serviu para divulgar que o então recém-criado museu estava em preparativos – e com o acervo sendo constituído. À maneira como foi anunciada em 1955, a mostra tinha por objetivo “colocar o público rio-grandense em contato com o que se produz atualmente nos grandes centros de atividade artística do país” e trazer artistas nacionais a fim de estabelecer intercâmbio mais intenso com o meio artístico no Estado. Mas a exposição procurava cumprir ainda outra intenção: a de contribuir para a formação do acervo – o que resultou na aquisição por compra de um grupo de obras entre as que participaram da exibição.

“Garoto”, de Alice Brueggemann. Foto: MARGS/Divulgação

Passados 66 anos, a exposição revisitada traz agora um resgate dessa histórica e emblemática mostra do MARGS reunindo os trabalhos expostos incorporados ao acervo e até hoje presentes de Alice Brueggemann, Bustamante Sá, Caterina Baratelli, Di Cavalcanti, Henrique Cavalleiro, Iberê Camargo, Frank Schaeffer, Paulo Flores, Alice Soares, Angelo Guido, Edson Motta, Gastão Hofstetter, João Fahrion, Cândido Portinari e Trindade Leal.

Ao mesmo tempo, a mostra traz a público a reunião da totalidade das obras adquiridas para a coleção durante seu momento inicial de constituição ao longo dos anos 1950, sob comando de seu fundador, o artista e professor Ado Malagoli (1906 – 1994). No total, a exposição apresenta um conjunto de mais de 120 obras de cerca de 60 artistas.

“Passeio “, de Paulo Flores. Foto: MARGS/Divulgação

SERVIÇO

Quando: de 11/9/2021 a 9/1/2022

Onde: primeiro andar do Margs (Pinacotecas e Sala Aldo Locatelli)