Museu do Ipiranga celebra a Independência do Brasil com clipe e campanha digital

Foto: Museu do Ipiranga/Divulgação
Neste ano, devido à pandemia do novo coronavírus, o evento Museu do Ipiranga em Festa – realizado pela USP e pelo Sesc São Paulo, desde 2017, em homenagem à Independência – acontece exclusivamente no ambiente digital. Entre 24 de agosto e 7 de setembro, uma série de ações irá revelar as histórias ligadas ao museu sob diversos pontos de vista, na campanha Ecos do Ipiranga – Um museu onde a história ganha novas histórias. Durante o período, o público terá a oportunidade de se conectar com os muitos eventos que ecoam no Ipiranga desde 1822 por meio de vídeos, fotografias, filtros no Instagram, podcasts, um aplicativo com uma visita virtual ao museu em 3D, entre outras ações, disponíveis nas redes sociais do museu e no site.

A principal ação da campanha está programada para o dia da Independência, quando será lançado o videoclipe da música Paratodos, de Chico Buarque. A canção recebeu arranjo inédito de Carlinhos Antunes e Gabriel Levy para a Orquestra Sinfônica da USP e CORALUSP, e conta com interpretações das cantoras Anastácia, Kaê Guajajara, Negra Li e Tainara Takua.

O videoclipe estreará simultaneamente no dia 7 de setembro, às 14h, nas plataformas do Museu do Ipiranga, do Sesc e da USP, e contará com uma participação especial de Chico Buarque cantando um trecho da canção. A família Buarque de Holanda tem uma relação de afeto com o Museu do Ipiranga, já que o patriarca Sérgio Buarque de Holanda foi diretor da instituição por 10 anos, entre 1946 e 1956.
O clipe também será exibido no SescTV a partir das 16h, em diversos horários da programação.

Na obra, cuja direção é assinada por Maria Thais e Yghor Boy, serão vistos trechos de edições anteriores da festa popular que ocorria no Parque Independência, assim como fotografias de um acervo ainda pouco conhecido do museu: uma série de retratos feitos por Militão Augusto de Azevedo, na passagem entre os séculos 19 e 20.

Carlinhos Antunes. Foto: Franca Gerard Blot/Divulgação
No dia 24 de agosto, a campanha terá início com o lançamento do hotsite Ecos do Ipiranga, que reunirá todas as ações digitais. Ao acessá-lo, o público poderá fazer um passeio interativo pela fachada do museu, com informações e curiosidades de sua história e arquitetura.

No dia 1º de setembro, será lançado um aplicativo para visita virtual em 3D aos jardins do museu. Como em um game, será possível caminhar por um cenário tridimensional, por meio de um avatar. O passeio permitirá voo panorâmico pelo ambiente e interação com elementos da fachada do edifício. O aplicativo estará disponível nas versões para Android e iOS.

Também nessa data inicia-se a série de podcasts Ecos do Ipiranga, com sete episódios a serem lançados diariamente. Apresentados pela youtuber Débora Aladim, estudante de História que ganhou relevância nas redes ajudando outros estudantes a se prepararem para o ENEM, eles trazem uma conversa descontraída com especialistas e estudiosos da USP sobre as várias dimensões da Independência. Os episódios duram 20 minutos e tratam de temas como a memória da Independência e suas diversas narrativas, a construção do museu e os desafios para sua restauração, e como a Independência do Brasil foi contada pela história, revelando detalhes que não costumam aparecer nos livros escolares.

Ainda no dia 1º, algumas das principais imagens do acervo do Museu do Ipiranga serão transformadas em filtros do Instagram. O público poderá incorporar na rede social os retratos de Dom Pedro I, Tiradentes, Imperatriz Leopoldina, Maria Quitéria e também A Baiana, personagem de uma pintura anônima que se destaca no acervo do museu. A brincadeira vem acompanhada por questionamentos sobre quem são esses personagens e como foram construídas suas identidades históricas.
Passeio digital Ecos da Independência. Foto: Museu da Independência/Divulgação