Museu do Ipiranga lança clipe de “Paratodos” com participação de Chico Buarque

Foto: Museu do Ipiranga/Divulgação
Neste ano, devido à pandemia do novo coronavírus, o evento Museu do Ipiranga em Festa – realizado pela USP e pelo Sesc São Paulo, desde 2017, em homenagem à Independência – foi realizado exclusivamente no ambiente digital, neste site.

A principal ação da campanha foi o lançamento do clipe da música Paratodos, de Chico Buarque. A canção recebeu arranjo inédito de Carlinhos Antunes e Gabriel Levy para a Orquestra Sinfônica da USP e CORALUSP, e conta com interpretações das cantoras Anastácia, Kaê Guajajara, Negra Li e Tainara Takua.

Tainara Takua. Foto: Giovanna Jaxuka/Divulgação

O vídeo conta com uma participação especial de Chico Buarque, cantando um trecho da canção. A família Buarque de Holanda tem uma relação de afeto com o Museu do Ipiranga, já que o patriarca Sérgio Buarque de Holanda foi diretor da instituição por 10 anos, entre 1946 e 1956.

Na obra, cuja direção é assinada por Maria Thais e Yghor Boy, são exibidos trechos de edições anteriores da festa popular que ocorria no Parque Independência, assim como fotografias de um acervo ainda pouco conhecido do museu: uma série de retratos feitos por Militão Augusto de Azevedo, na passagem entre os séculos 19 e 20.

Assista ao clipe de Paratodos aqui.

Orquestra Sinfônica da USP. Foto: Museu do Ipiranga/Divulgação