NDM TV: 10 filmes sobre fotografia e fotógrafos

 

Celebrado em 19 de agosto, o Dia Mundial da Fotografia celebra uma data histórica. Foi em 19 de agosto de 1839 que a Academia Francesa de Ciências anunciava mundialmente uma nova invenção revolucionário: o daguerreótipo, antecessor das câmeras fotográficas, desenvolvido pelo francês Louis Daguerre (1787 – 1851).

De curiosidade científica a registro documental e expressão artística, a fotografia vem percorrendo um longo e rico trajeto desde então, enfrentando e encampando as inovações tecnológicas e mantendo-se intensamente presente no nosso cotidiano por meio das redes sociais e das selfies.

Para comemorar a longevidade da fotografia como técnica e linguagem, documento e arte, selecionamos 10 filmes que destacam o trabalho de homens e mulheres que nos instigam a enxergar o mundo através das lentes de uma câmera.

 

  • Henri Cartier Bresson: The Impassioned Eye (2003)

    O jornalista Heinz Bütler entrevista um dos mais importantes fotógrafos do mundo, o francês Henri Cartier-Bresson (1908 – 2004), que faleceu um ano após a produção. Cartier-Bresson faz observações sobre a profissão, mas principalmente sobre seu modo peculiar de ver a vida e os momentos efêmeros que passam diante de suas lentes. Há também alguns depoimentos especiais como os de Isabelle Huppert, Arthur Miller e Josef Koudelka. O mestre também relembra momentos memoráveis, como sua viagem ao México em 1930, os momentos que passou com Mahatma Gandhi momentos antes do seu assassinato e como se tornou fotógrafo.

 

  • Fotógrafo de Guerra (2001)

    Dirigido por Christian Frei, o documentário conta a história de um renomado fotógrafo de guerra que presenciou conflitos no mundo todo nas últimas duas décadas. O filme explora suas motivações, medos e seu cotidiano, destacando alguma de suas viagens e o momento em que fotografa. O longa foi produzido em cinco países e foi indicado como melhor documentário no Oscar de 2002.

 

  • A Pele (2006)

    Nicole Kidman encarna neste filme uma das mais brilhantes e excêntricas fotógrafas do século 20: Diane Arbus (1923 – 1971). Conhecida por suas impactantes fotografias em preto e branco e em formato quadrado, retratando pessoas marginalizadas e indesejadas pela sociedade da época, Diane teve uma vida de relacionamentos complexos, suicidando-se em 1971.

 

  • O Sal da Terra (2014)

    O documentário conta a história de Sebastião Salgado, um dos mais importantes fotógrafos do mundo. Com direção do alemão Wim Wenders e codireção do brasileiro Juliano Ribeiro Salgado, o filme conta a trajetória de Salgado desde os seus primeiros trabalhos fotográficos, em Serra Pelada, passando pelo registro da miséria na África e no Nordeste, até seu épico fotográfico Gênesis.

 

  • A Prova (1991)

O drama australiano dirigido por Jocelyn Moorhouse e estrelado por Russell Crowe e Hugo Weaving narra a relação de um fotógrafo cego com um ajudante de supermercado que acaba virando sua mão direita. Por meio de flashbacks sobre sua vida, o fotógrafo vai criando uma relação profunda com o ajudante, que passa a relatar para ele cada foto.

 

  • Blow-Up – Depois Daquele Beijo (1966)

Nesse clássico dirigido pelo mestre Michelangelo Antonioni e estrelado por David Hemmings e Vanessa Redgrave, Thomas é um fotógrafo de moda que não suporta mais o mundo em que vive, no qual jovens mulheres o perseguem para serem fotografadas na esperança de se tornarem grandes modelos. Um dia, ao passar por um parque de Londres, ele vê um casal à distância e resolve fotografá-los. Ao vê-lo, Jane corre ao seu encontro, pedindo que lhe entregue os negativos das fotos. Ele se recusa e vai embora, mas ela descobre o endereço de seu estúdio e vai visitá-lo. Lá, Jane tenta seduzi-lo e Thomas a engana, entregando outro rolo fotográfico. Ao revelar as fotos, Thomas percebe que pode ter documentado sem querer um assassinato.

 

  • A Fotografia Oculta de Vivian Mayer (2013)

O documentário enfoca uma das mais celebradas fotógrafas de rua dos Estados Unidos, que passou sua vida inteira vivendo como uma babá sem marido e sem filhos, com um cotidiano pacato. O reconhecimento póstumo se deu graças à descoberta de um verdadeiro tesouro, escondido no apartamento em que Vivian viveu até sua morte, em 2009: mais de 100 mil retratos das maravilhas e peculiaridades da América urbana.

 

  • Janela Indiscreta (1958)

    Um dos maiores clássicos do mestre Alfred Hitchcock conta a história de Jefferies (James Stewart), um fotógrafo profissional confinado em seu apartamento por ter quebrado a perna enquanto trabalhava. Como não tem muito o que fazer quando não está acompanhado da namorada, a bela redatora de moda Lisa (Grace Kelly) vasculha a vida dos seus vizinhos com um binóculo, quando vê alguns acontecimentos que o fazem suspeitar que um assassinato foi cometido.

 

  • Nascidos em Bordéis (2006)

    Uma fotógrafa e um cineasta viajaram até a Índia para visitar uma das regiões mais marginalizadas do país. Na cidade de Calcutá funciona a zona de prostituição Sonagachi, onde a fotógrafa iniciou um workshop com os filhos das garotas de programa da região. As crianças receberam câmeras e registraram seu dia a dia em fotografias. Nascidos em Bordéis é o resultado dessa experiência antropológica que revelou uma mudança na comunidade através da arte.

 

  • Mil Vezes Boa Noite (2014)

    Rebecca (Juliette Binoche) é uma das melhores fotógrafas de guerra em atividade e precisa enfrentar um turbilhão de emoções quando seu marido lhe dá um ultimato. Ele e a filha do casal não suportam mais sua rotina arriscada e exigem mudanças, mas ela, apesar de amar a família, tem verdadeira adoração pela profissão.