Netflix anuncia “AmarElo – É Tudo pra Ontem”, documentário sobre Emicida

Foto: Jef Delgado/Divulgação

A Netflix anunciou nesta terça-feira (13/10) a produção do documentário AmarElo – É Tudo pra Ontem, de Emicida, com animações, entrevistas e cenas de bastidores. Usando o show do rapper no Theatro Municipal de São Paulo em 2019 como espinha dorsal, o filme dirigido por Fred Ouro Preto explora a produção do projeto de estúdio AmarElo e, ao mesmo tempo, a história da cultura negra brasileira nos últimos cem anos.

Nele, estabelece-se um elo importante entre três momentos relevantes da história negra brasileira: a Semana de Arte Moderna de 1922, o ato de fundação do Movimento Negro Unificado (MNU), em 1978, pela valorização da cultura e de direitos do povo negro, e o emblemático espetáculo de estreia de AmarElo, que aconteceu no mês da consciência negra, em novembro de 2019.

“São quatro décadas que separam a nossa ascensão ao palco do Theatro Municipal do encontro das pessoas do MNU naquelas escadarias. Então subir ali e gritar ‘obrigado, MNU’ pro mundo é para que eles saibam que é da luta deles que nasce um sonhador como o Emicida”, diz o rapper. “Quando eu cheguei aqui, tudo era impossível, qualquer coisa que falávamos era tida como problemática e improvável de se realizar. Hoje, não é mais. E é dessa forma que quero que lembrem do meu nome no futuro, como alguém que sabia que o impossível era grande, mas não maior que si. O palco do Municipal abrigou alguns dos mais importantes movimentos da arte do planeta e acho que caminhamos para ser isso”, completa Emicida.

O documentário, de 90 minutos, tem lançamento confirmado para o dia 8 de dezembro. A Netflix e Laboratório Fantasma ainda terão um segundo projeto, que será lançado em 2021.

Foto: Jef Delgado/Divulgação