Caetano Veloso regrava “Hey Jude”, dos Beatles, para documentário sobre sua prisão na ditadura

Caetano Veloso divulgou nesta sexta-feira, em suas redes sociais, a regravação do clássico Hey Jude, dos Beatles. A música é trilha sonora do documentário Narciso em Férias, em que o músico relembra sua prisão durante a ditadura militar, em 27 de dezembro de 1968, 14 dias depois de decretado o AI-5. O filme será exibido no Globoplay, serviço de streaming da Rede Globo, nesta segunda-feira (07/09).

No filme, Caetano lembra quando ele e Gilberto Gil foram retirados de suas casas, em São Paulo, por agentes à paisana. Sem receber explicações do regime, foram levados ao Rio de Janeiro, deixados em duas solitárias por uma semana e depois transferidos para celas.

A censura prévia impediu os jornais de divulgarem suas prisões. Cinquenta e dois anos depois, Caetano relata o período mais duro de sua vida e reflete sobre os 54 dias que passou encarcerado.

Dirigido por Renato Terra e Ricardo Calil – mesma dupla do documentário musical Uma Noite em 67 Narciso em Férias é uma realização da Uns Produções, produzido por Paula Lavigne e coproduzido pela VideoFilmes, de Walter Salles e João Moreira Salles. O filme será exibido pela primeira vez no 77º Festival de Veneza, que se realiza de 2 a 12 de setembro, na Itália. Além do Globoplay, o longa será exibido no dia 7 de setembro na Sala Grande, a principal do evento, na seção oficial Out ofCompetition. Devido à pandemia de Covid-19, a capacidade dos cinemas foi reduzida em 50% e o número de sessões, ampliado.