Gravação inédita de João Gilberto, Caetano Veloso e Gal Costa juntos é divulgada

Dois terços do projeto Chega de Saudade, que reuniu João Gilberto, Caetano Veloso e Gal Costa em um especial para a TV Tupi em 1971, estão agora disponíveis no YouTube. O pesquisador musical Pedro Fontes teve acesso a números do especial e, após ter dado tratamento na gravação, disponibilizou o material, que deveria ter virado um disco, mas foi vetado por João Gilberto, famoso por seu perfeccionismo.

O áudio do programa, que foi transmitido em dois dias, do estúdio da Tupi no bairro do Sumaré, na cidade de São Paulo (SP), é também histórico porque marca a volta temporária de Caetano do exílio em Londres, o que seria definitivo apenas no ano seguinte.

De acordo com a descrição do vídeo no YouTube, o áudio da gravação foi retirado de uma fita pertencente a Ion de Freitas Filho, que teria gravado tudo em fita de rolo direto da TV e depois passado para o k7. Ion teria perdido a última parte da gravação – esse trecho, no entanto, pode ser escutado, sem tratamento, nesta playlist do YouTube.

Entre as músicas registrados nos dois excertos publicados, há Chega de Saudade, de Tom Jobim e Vincius de Moraes, Você Já foi a Bahia?, de Dorival Caymmi, Asa Branca, de Luiz Gonzaga, além de Desafinado, De Noite na Cama e Ao Voltar do Samba, que se tornou conhecido na voz de Carmen Miranda.

De acordo com o site Volume Morto, Universal Music detém mais gravações daquela noite, porém não tem planos de lançá-las. Isso porque no, início dos anos 1990, João Gilberto processou a EMI (cujo catálogo hoje pertence à Universal) por adulterações em seus primeiros álbuns.