O EVENTO

Conceito

Realizado em Porto Alegre desde 2016, o projeto NOITE DOS MUSEUS já mobilizou mais de 200 mil pessoas – só em 2019, cerca de 105 mil pessoas acompanharam uma programação com mais de 60 atrações em 14 espaços culturais. 

Nosso objetivo é incentivar a visitação aos museus – acreditamos que a vida e a sociedade ficam mais ricas quando conhecemos melhor nossa história e nossa cultura.

Música, artes visuais, teatro, literatura, dança, cinema: todas as expressões são convocadas para promover essa celebração eclética, plural e democrática, em que a comunidade toma conta literalmente dos espaços culturais e da cidade, de maneira solidária e gratuita.

A proposta do NOITE DOS MUSEUS foi abraçada pelo público já na primeira edição, quando mais de 20 mil visitantes conferiram as atrações. Desde então, estamos ampliando essa ideia: queremos engajar mais pessoas, mais espaços culturais, mais cidades.

Este site faz parte do desejo de falar com mais gente ainda. Aqui você vai saber o que já fizemos e o que ainda realizaremos. Não somos mais apenas um evento: agora, a NOITE DOS MUSEUS dura 365 dias. 

Quer nos acompanhar nesse passeio?

Confira como foram as outras edições:

Quem Somos

O Noite dos Museus é um projeto da empresa Rompecabezas.

Rompecabezas quer dizer quebra-cabeças em português. Somos uma empresa que produz conteúdos criativos. Por isso adoramos desafios.

A Rompecabezas combina inteligência e arte com tecnologias inovadoras para criar momentos inspiradores e experiências imersivas. Acreditamos no trabalho colaborativo em rede, conectando profissionais de diversas áreas em várias plataformas. Somos uma empresa 360º, por isso somos especiais: a gente concebe, constrói e desenvolve tudo. E “tudo” quer dizer que criamos qualquer conteúdo que você desejar.

Ações corporativas, eventos e festivais, exposições e espaços proprietários: qualquer que seja o desafio, a gente literalmente quebra a cabeça para encontrar as melhores soluções para nossos clientes e parceiros. Não queremos apenas resolver, o objetivo é provocar.

A Rompecabezas investe em experiências imersivas porque entende que as pessoas não são meros observadores. Elas querem interagir cada vez mais com o mundo. Projeções gigantescas e mapeadas, displays interativos, hologramas, realidade virtual e aumentada – as ferramentas tecnológicas estão aí para criarmos empatia, emoção e proximidade com o público.

Nossa missão é transformar espectadores em agentes: quem mergulha nas nossas experiências se sente parte da história – e essa sensação fortalece laços com marcas e empresas


Saiba mais sobre nós clicando aqui