#ViradaSPOnline apresenta show de Leci Brandão e Grupo Sampagode

Leci Brandão. Foto: #ViradaSPOnline/Divulgação

A segunda edição do ano de 2021 da #ViradaSPOnline, iniciativa da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo e com gestão da Organização Social Amigos da Arte, vai se realizar no sábado (16/1), a partir das 12h, em parceria com a cidade de Guaratinguetá. O evento será transmitido ao vivo do Teatro Sérgio Cardoso pela plataforma #CulturaEmCasa, com apresentação da cantora Leci Brandão e do Grupo Sampagode, que sobem juntos ao palco para mais um show, às 19h30min. Ainda ao vivo no Teatro Sérgio Cardoso, apresentam-se o cantor Sapopemba, com seu álbum Gbó, e a cantora norte-riograndense Potyguara Bardo.

A cidade de Guaratinguetá foi selecionada a partir de chamada pública realizada por intermédio do programa #JuntospelaCultura e, desta vez, como objetivo do programa, o público poderá conhecer um pouco mais da cultura e peculiaridades da cidade selecionada. Dentre as particularidades estão a proximidade com a cidade de Aparecida, antigo distrito de Guaratinguetá emancipada em 1928 e o fato de Guaratinguetá ser a cidade de Frei Galvão, santo brasileiro canonizado em 2007.

Todos os principais aspectos culturais da cidade serão apresentados por meio de atrações com artistas e grupos locais como o Jongo do Tamandaré filmado dentro da comunidade do Bairro do Tamandaré e mostra a tradição dos pontos até a sua evolução, apresentação e entrevistas com o grupo Seresteiros de Guaratinguetá, entrevista com a representante dos artistas de Guaratinguetá, Tereza Maia, e com o mestre de capoeira Calango, além da captação de imagens da casa Frei Galvão.

“O formato digital, via plataforma #CulturaEmCasa, permite difundir amplamente e de forma gratuita a produção cultural das mais variadas linguagens de todas as regiões de São Paulo para o restante do Brasil e para outros países, além de apresentar e destacar as características turísticas de cada cidade selecionada no programa #JuntospelaCultura. E esse é o objetivo tanto da #ViradaSP Online como da plataforma”, afirma Danielle Nigromonte, diretora-geral da Amigos da Arte.

Programação:

ViradaSP Online Guaratinguetá

Dia 16 de janeiro

Virada SP Online Guaratinguetá

12h: Início da transmissão

12h30min: B.E.C.O (B.boys em Construção Original), com Grupo Zumb.boys

13h30min: Dança em duo – corpos no mundo

14h30min: Breve Panorama da Literatura Vale-Paraibana, com Tiago Feijó, Wilson Gorj e Robson Hasmann

15h30min: Associação Cultural Moçambique e Congada Vermelho e Branco de São Benedito

16h: Gbọ́ – Sapopemba

17h30min: Jongo da Tamandaré – a tradição dos pontos e sua evolução