10 mar 2022

Música

Elza Soares cantou até o fim

A morte na quinta-feira passada (20/1) de Elza Soares enlutou o Brasil. Em plena atividade artística aos 91 anos, a cantora tinha extrapolado há tempos sua inegável importância na música nacional para se tornar também um símbolo de orgulho e resistência de grupos sociais inferiorizados no país – as pessoas negras, os homossexuais, a enorme população pobre e marginalizada.

Considerada uma das maiores cantoras da música brasileira, Elza começou sua carreira no samba nos anos 1960. Com 34 discos lançados, a artista passeou por diversos ritmos, do samba ao jazz, chegando até a música eletrônica, hip hop e funk.

O último disco foi Planeta Fome, lançado em 2019. Em 2015, Elza lançou o já antológico álbum A Mulher do Fim do Mundo, cuja faixa-título inclui um verso que acabou virando um lema da divo – e que poderia ser seu epitáfio: “Me deixem cantar até o fim”. Em 1999, ela foi eleita pela Rádio BBC de Londres como a cantora brasileira do milênio.

Elza ficou conhecida por uma série de sucessos, como Se Acaso Você Chegasse, Boato, Cadeira Vazia, Só Danço Samba, Mulata Assanhada, Aquarela BrasileiraDentro de Cada umExu nas EscolasDeus Há de SerA Carne Mulher do Fim do Mundo, entre outros.

Para lembrar que estamos há uma semana sem Elza Soares, a gente preparou uma playlist com a poderosa voz da mulher que cantou até o fim.

Veja também