15 jul 2021

10 filmes e séries para celebrar o Dia Mundial do Rock

Na semana em que comemoramos o Dia Mundial do Rock, criamos uma lista com 10 séries e filmes sobre o tema. Dá uma conferida aqui na maratona roqueira que a gente preparou.

• 1971: O ano em que a música mudou o mundo

Em uma era tumultuada, 1971 foi um ano de inovação musical e renascimento. Alimentados pela turbulência política e cultural da época, novos talentos surgiram e as fronteiras da música se expandiram como nunca antes.

Essa excelente série documental explora o nascimento dos artistas e músicas mais originais que ainda ouvimos 50 anos depois, incluindo filmagens inéditas dos Rolling Stones, Aretha Franklin, Bob Marley, Marvin Gaye, The Who, Joni Mitchell e Lou Reed, entre outros.

Disponível na Apple TV+.

• Vinyl

Passada nos anos 1970 em Nova York, a série explora o negócio alimentado a drogas e sexo da música no mercado do rock durante o nascimento do punk, da disco e do hip-hop, segundo a perspectiva do presidente de uma gravadora que tenta salvar a empresa. Entre os produtores estão o cineasta Martin Scorsese e o músico Mick Jagger.

Disponível no HBO Brasil.

• Hit Parade

Após levar um golpe do produtor Missiê Jack, o compositor Simão abre uma gravadora para enfrentar seu rival. Em pouco tempo, uma guerra entre eles domina a música pop dos anos 1980. Série gravada em Belo Horizonte e exibida no Canal Brasil.

Disponível no Globoplay.

• Quase Famosos

Neste filme de 200 dirigido por Cameron Crowe, um fã roqueiro consegue um trabalho na mítica revista norte-americana Rolling Stone para acompanhar uma banda em sua primeira excursão pelos Estados Unidos. Porém, à medida em que se envolve com os músicos, ele vai perdendo a objetividade de seu trabalho e logo se vê fazendo parte do cenário rock dos anos 1970.

Disponível no Prime Video e Looke.

• Bohemian Rhapsody

O filme é uma celebração da banda Queen, da sua música e do seu líder, o vocalista Freddie Mercury (1946 – 1991), que desafiou os estereótipos e quebrou as convenções para se tornar um dos artistas populares mais venerados de sempre. O filme conta a história por detrás da ascensão do grupo inglês, surgido em 1970, por meio de uma sonoridade muito própria que oscilou entre um rock grandiloquente e orquestral e uma pop capaz de fabricar sucessos retumbantes.

Disponível no Prime Video.

• Rocketman

A trajetória de como o tímido Reginald Dwight (Taron Egerton) se transformou em Elton John, ícone da música pop. Desde a infância complicada, fruto do descaso do pai pela família, sua história de vida é contada através da releitura das músicas do superstar, incluindo a relação do cantor com o compositor e parceiro profissional Bernie Taupin (Jamie Bell) e o empresário e o ex-amante John Reid (Richard Madden).

Disponível no Globoplay, DIRECTV GO, Vivo e Telecine.

• Raul – O Início, o Fim e o Meio

A trajetória do cantor e compositor Raul Seixas: polêmico, ícone e criador da “sociedade alternativa” ao lado parceiro inseparável, hoje escritor, Paulo Coelho. O documentário faz uma radiografia do astro do rock brasileiro através de documentos, depoimentos de familiares, ex-esposas, filhas, amigos, músicos e compositores.

Disponível no Canal Curta! e Netflix.

• Por Trás Daquele Som

A série mergulha nos bastidores do mundo da música, reunindo artistas premiados para analisar canções que marcaram suas carreiras, bem como revelar o que inspirou cada um desses trabalhos. As duas temporadas já contaram com bandas como The Killers, Nine Inch Nails e R.E.M.

Disponível no Netflix.

• Rolling Thunder Revue: A Bob Dylan Story by Martin Scorsese

Como o título entrega, o aclamado diretor e o famoso músico são parceiros nessa produção. O documentário foca na turnê Rolling Thunder Revue, que Bob Dylan fez pelos Estados Unidos entre 1975 e 1976.

Disponível no Netflix.

• Somos Tão Jovens

O filme se passa em Brasília, em 1973, e acompanha Renato (Thiago Mendonça), que acaba de se mudar com a família para a cidade, vindo do Rio de Janeiro. Fã do punk rock, Renato começa a se envolver com o cenário musical brasiliense após melhorar dos problemas de saúde que obrigavam a ficar em uma cadeira de rodas. É quando ajuda a fundar a banda Aborto Elétrico e, posteriormente, a Legião Urbana.

Disponível no Prime Video.