02 maio 2022

Sem categoria

Confira as instituições participantes da sexta edição do Noite dos Museus

Após dois anos sem evento presencial, o Noite dos Museus volta a movimentar as ruas e os espaços culturais de Porto Alegre. Confirmado para o dia 21 de maio, o projeto planeja a sua maior edição, com número recorde de museus e artistas participantes: serão 20 instituições abertas para visitação gratuita e em horário diferenciado, das 19h à 1h, que receberão cerca de cem atrações com apresentações musicais, performances e intervenções artísticas.

Para dar conta do público crescente, que chegou a mais de 100 mil pessoas na última maratona presencial em 2019, também contaremos com espaço de circulação ao ar livre, instalando dois palcos externos no Centro Histórico: um na Praça da Alfândega e outro em frente ao Museu da Brigada Militar. Algumas das ruas do entorno serão fechadas para o trânsito de carros, priorizando o acesso de pedestres e facilitando a movimentação a pé na região.

Entre os centros culturais participantes deste ano há cinco novidades. O Instituto Ling, que passa a ser uma opção para visitação na zona norte da capital; o Museu Militar do Comando Militar do Sul e o Palácio Piratini, ambos no Centro Histórico; além de duas instituições que receberão exposições especialmente para a noite: a Galeria do DMAE, no bairro Moinhos de Vento, que contará com uma mostra do Goethe-Institut, e a Fábrica do Futuro, no Quarto Distrito, que entra no circuito de visitação com uma exibição do Museu de Arte Contemporânea do Rio Grande do Sul (MACRS).

Completam a lista 15 instituições que já haviam participado de edições anteriores: a Casa de Cultura Mario Quintana, o Centro Histórico-Cultural Santa Casa, a Cinemateca Capitólio, o Espaço Força e Luz, o Farol Santander, o Memorial do Rio Grande do Sul, o Museu da Brigada Militar, o Museu da Comunicação Hipólito José da Costa, o Museu da UFRGS, o Museu de Arte do Rio Grande do Sul (MARGS), o Museu de Porto Alegre Joaquim Felizardo, o Museu Julio de Castilhos, a Pinacoteca Aldo Locatelli, a Pinacoteca Ruben Berta e o Planetário da UFRGS.

Durante todo o evento, as exposições em cartaz e os acervos dos espaços culturais poderão ser visitados com entrada franca. Os locais ainda receberão diversas apresentações artísticas envolvendo áreas como música, teatro, dança e literatura. A programação completa e a relação dos artistas participantes serão divulgadas em breve.

Projeto está com inscrições abertas para voluntários

O Noite dos Museus está selecionando voluntários que queiram ajudar a realizar a sexta edição do evento colaborando em diferentes áreas, como monitoria e produção. Para se inscrever, não é necessário ter experiência. Basta ser maior de 18 anos e ter disponibilidade de horário. Os interessados podem enviar seus currículos para o e-mail voluntarios@institutonoitedosmuseus.org.br ou preencher o formulário: https://forms.gle/1FYY7g6t751xGqyy9

Medidas de combate e prevenção à covid-19

Considerando o cenário ainda de pandemia na data da realização do Noite dos Museus neste ano, o evento adotará medidas como controle de acesso e limitação dos espaços do público dentro dos museus para garantir o distanciamento, além de seguir os demais protocolos estabelecidos pelo município.

• Planetário no Noite dos Museus 2018 - Créditos: Felipe Fraga

• Noite dos Museus 2019 - Créditos: Igor Bandera/Fraga Work

Sobre o Noite dos Museus

O evento estreou em Porto Alegre em 2016 e já reuniu milhares de pessoas nas ruas e nos espaços culturais da capital gaúcha, com público crescente a cada edição. Em 2020, com a chegada da pandemia, a iniciativa foi realizada virtualmente, com oito horas de transmissão ao vivo direto dos museus. No mesmo ano, o projeto também lançou o portal www.noitedosmuseus.com.br, que reúne conteúdos originais sobre arte e cultura. Em 2022, o projeto abrirá a sede do Instituto Noite dos Museus, na região do Quarto Distrito. O local, com capacidade para receber até mil pessoas ao ar livre, conta com estrutura para abrigar eventos que unem arte, cultura, gastronomia, lazer, inovação e educação.

Data: dia 21 de maio, sábado

Horário: das 19h à 1h