19 nov 2020

A voz das jovens compositoras é destaque na programação do Noite dos Museus 2020!

No dia 5 de dezembro, você não precisa sair de casa, porque o Noite dos Museus vai mobilizar sem aglomerar!

O Noite dos Museus 2020 está chegando, e hoje a gente dá um spoiler de algumas atrações que vão marcar presença na quinta edição do evento, que promete levar muita arte para dentro da sua casa. As mulheres compositoras são destaque na programação deste ano, com o discurso pulsante e a voz ativa nos mais diversos gêneros musicais, do samba ao rap. São cantoras que representam uma geração que se inspira em quem fez história para se fazer ouvir!

Ariele, Gabriela Lery, Rita Zart e Pamela Amaro representam a novíssima voz da música brasileira e são algumas das atrações que vão se apresentar no dia 5 de dezembro, no evento virtual do Noite dos Museus, que acontece pelo canal do Youtube do Noite e poderá ser acessado pelo site www.noitedosmuseus.com.br, onde o público poderá acompanhar shows musicais e intervenções de dança, assim como entrevistas com artistas, gestores das instituições e outras grandes personalidades da cena cultural brasileira (saiba mais no serviço no fim do texto).

Conheça um pouco mais sobre as atrações do Noite dos Museus 2020:

Ariele

Cantora, escritora, artivista e estudante de Direito, Ariele mescla elementos de hip-hop, músicas de herança negra e um flow suave em faixas que são, ao mesmo tempo, objetivas e poéticas.

A produção de Ariele em 2020 é extensa: ela apresentou os singles Postura Preta #1 Perdas e Ganhos, Fei Jão e o EP Ciclos, lançado pela Tratore.

Gabriela Lery

Cantora, instrumentista e compositora, Gabriela Lery acaba de lançar o seu álbum Arquipelágos. Baixista da banda As Aventuras, ela aproveitou o lançamento do álbum, selecionado pelo edital FAC Digital, para produzir um podcast em 10 episódios, que falam sobre os processos de composição e de produção de cada música.

Nas faixas, é possível perceber influências de St. Vincent, Maria Beraldo e Letrux, em músicas que passeiam pelo indie rock e o post-rock.

Rita Zart

Há mais de 15 anos trabalhando com produção musical, Rita Zart já assinou diversas trilhas do cinema independente, incluindo o vencedor do Prêmio Teddy de Ficção no Festival de Berlim, Tinta Bruta.

Em seu EP O Que Range, reúne influências de música brasileira experimental, jazz, soul, tropicália e bossa nova em faixas que marcam sua estreia na carreira autoral musical.

Pamela Amaro

Atriz, cantora e compositora porto-alegrense, Pamela Amaro é uma sambista de intensa produção cultural e presença vocal marcante, transitando pelo samba de partido alto, jongo, ijexá e outros batuques, marcando a presença da mulher negra compositora do sul.

• 5a edição do Noite dos Museus
  • Dia 5 de dezembro, sábado, a partir das 18h
  • Gratuito, com transmissão ao vivo pelo canal do YouTube e páginas do Instagram e do Facebook do evento

Coleção Noite dos Museus

• A coleção contém uma caixa temática do evento com uma reprodução tamanho A1 de uma obra em papel couchê, mais uma do acervo e da história desses espaços, no mesmo tamanho, em papel manteiga, além de um cartão com informações sobre a obra e a revista com conteúdos exclusivos do Noite dos Museus 2020.
  • R$ 30,00
  • À venda a partir de quarta-feira (11/11) no site www.noitedosmuseus.com.br/2020 (os kits estarão disponíveis para retirada na semana do evento).

Museus participantes

• Casa de Cultura Mario Quintana