NDM Kids: livros, podcasts e espetáculos online no nosso especial de Dia das Crianças

Você sabia que, além de rapper, Emicida também é escritor de livros infantis?

Começamos a semana celebrando o Dia das Crianças e, por isso, a equipe do Portal Noite dos Museus selecionou uma série de dicas para comemorar com muita diversão o dia de hoje, com diversas atividades online e também livros, discos e podcasts para alimentar os pequenos com muita arte.

Emicida para pequenos

Para os pequenos leitores, nossa dica são os livros Amoras, de 2018, e E foi assim que eu e a escuridão ficamos amigas, lançado esta semana.

Na música Amoras, Emicida canta: “Que a doçura das frutinhas sabor acalanto/ Fez a criança sozinha alcançar a conclusão/ Papai que bom, porque eu sou pretinha também”. E é a partir desse rap que um dos artistas brasileiros mais influentes da atualidade cria seu primeiro livro infantil e mostra, através de seu texto e das ilustrações de Aldo Fabrini, a importância de nos reconhecermos no mundo e nos orgulharmos de quem somos — desde criança e para sempre.

O medo às vezes nos paralisa, e para superá-lo é preciso coragem e determinação — mas pode gerar boas surpresas. É o que Emicida conta, por meio de versos, em seu segundo livro infantil. Em seu segundo livro, Emicida faz uso da narrativa poética e ritmada que encantou os leitores em Amoras, dessa vez para explorar um tema que nos acompanha durante toda a vida: o medo do desconhecido. Ao longo dessas páginas, ilustradas por Aldo Fabrini, as duas meninas vão descobrir que enfrentar os próprios medos pode — quem diria? —, nos transformar por dentro e por fora.

Para crianças de ontem e de hoje: A Turma do Balão Mágico tem três álbuns históricos lançados em streaming pela Sony Music

Quem foi criança na década de 1980 não passou incólume à Turma do Balão Mágico, um dos maiores fenômenos infantis do Brasil – na música e na televisão. Com sete álbuns lançados, entre 1982 e 1990, três dos mais representativos, que ainda não estavam nas plataformas de streaming, estão disponíveis em comemoração ao Dia da Criança. Trata-se de mais uma ação do marketing estratégico da Sony Music, dando prosseguimento ao projeto de digitalização do seu catálogo, incluindo a restauração de tapes analógicos e projetos gráficos originais. São eles os álbuns homônimos – A Turma do Balão Mágico – dos anos de 1983, 1984 e 1985, que trazem clássicos até hoje lembrados, cantados por seus integrantes ou em parceria com ícones da música brasileira. Eram artistas, na maioria, contratados da CBS (hoje Sony Music) do porte de Roberto Carlos, Djavan, Fábio Júnior, Baby do Brasil, Pepeu Gomes, Erasmo Carlos, além dos grupos Metrô e Dominó.

#EmCasaComSesc com espetáculo Telhado de Ninguém

O Sesc SP oferece nesta segunda-feira uma série de atividades para a criançada, entre elas a transmissão ao vivo via Instagram e YouTube do espetáculo da Companhia do Polvo, Telhado de Ninguém, ao meio-dia.

Inspirada no universo do cinema mudo, a montagem tem a sua comunicação feita pela linguagem gestual e pela música tocada ao vivo, que acompanha e pontua a ação. De forma lúdica, Telhado de Ninguém aborda temas como responsabilidade ambiental, reciclagem, cooperação interpessoal e sensibilidade cultural. Tudo acontece quando dois personagens – interpretados por Natalia Presser e Nico Serrano -, vindos de culturas diferentes, naufragam no telhado de uma casa que está submersa no lixo. Ilhados, eles são obrigados a conviver para sobreviver. A situação se torna ainda mais complicada com a aparição de um terceiro personagem, um rato, que vive no forro do telhado e provoca muitos conflitos. A direção é de Mark Bromilow, com dramaturgia de Natalia Presser e música original de Andrei Presser.

Visita online à mostra Circonjecturas do artista paranaense Rafael Silveira

A mostra Circonjecturas, do artista paranaense Rafael Silveira, está disponível a visitação online pelo perfil do Museu Oscar Niemeyer no Google Arts and Culture. A mostra reúne objetos cinéticos, pinturas, desenhos, gravuras, projeções, pinturas esculpidas e esculturas pintadas, representativas da produção do artista nos últimos anos, além de alguns trabalhos inéditos, como os bordados-objetos. Na quarta-feira, o projeto educativo do museu promove a oficina Fenaquistoscópio, com a construção de um brinquedo ótico que se propõe a ser uma nova versão para o tradicional cata-vento. Com execução simples e resultado surpreendente.

Passeio virtual pelo Gramado Zoo, pelo YouTube do Sesc RS

Nesta segunda-feira, às 11h, O Sesc/RS preparou um passeio virtual pelo Gramado Zoo. Focado na preservação e no bem-estar animal, o Zoo não tem grades ou jaulas, mas vidros que permitem observar enormes viveiros que reproduzem o habitat das espécies, todos encontrados na fauna brasileira. Será uma experiência de diversão e aprendizado que as crianças podem aproveitar do conforto de casa.

Festival de Música Infantil no #CCBBemCASA pelo YouTube e Spotify

No mês das crianças, o Musicar – Festival de Música Infantil estreia sua primeira edição on-line e totalmente gratuita, dentro do projeto #CCBBemCASA. Maior festival de música infantil do país, o Musicar na Nuvem vai transmitir mais de 50 atrações voltadas para toda a família, que vão ao ar de 10 de outubro a 15 de novembro.

Nesta segunda, serão transmitidos o show ABC do Braguinha (Anna Bello – RJ) às 11h e a Oficina Brincadeiras Mirabolantes (Estevão Marques – SP) às 15h pelo YouTube do projeto. A partir das 17h, a gurizada pode conferir o podcast Cordel Encantado (Mariane Bigio – PE)

Clássicos da literatura infantil contados por grandes nomes do teatro, na programação Vivo Cultura

Durante todo o mês de outubro a Vivo promove uma celebração especial para o público infantil em suas plataformas @Vivo.Cultura e Vivo Brincar, incentivando crianças e adultos a terem momentos de conexão por meio de atividades de teatro, música, fotografia e meditação.

Entre as ações, a Vivo que incentiva e apoia a cultura, resgata clássicos da literatura infantil, contados por grandes nomes do teatro. Serão nove contos, exibidos de hora em hora, a partir das 10h do dia 12 de outubro, na plataforma @Vivo.Cultura, no Instagram. Entre as estórias escolhidas estão fábulas como Pinocchio, de Carlo Calladi e Chapeuzinho Vermelho, de Charles Perroult, gravadas no Museu da Imaginação, em São Paulo.

Na programação, O Patinho Feio será narrado pelo ator Cássio Scapin (às 10h); A Abóbora Menina, por Amanda Acosta (às 11h); A Nova Roupa do Rei, por Luciana Carnieli (às 12h); O Menino que Gritava Lobo, com Olívia Araújo (às 13h); A Cigarra e a Formiga, com Elias Andreato (às 14h); Chapeuzinho Vermelho, com Sienna Belle (às (15h); Pinocchio, com Clara Carvalho (às 16h); Meninas Guerreiras, com Ana Cecília Costa (às 17h); e João e o Pé de Feijão, com Fortuna (às 18h).

Para assistir as estórias, basta acessar a plataforma @vivo.cultura, no Instagram. A classificação é livre e haverá tradução em Libras. O conteúdo ficará disponível no IGTV do Vivo Cultura e no hub Vivo Brincar (www.vivobrincar.com.br)

Grupo Pau Brasil comemora 40 anos com o álbum infantil Cantos da Natureza, lançado pelo Selo Sesc disponível nas plataformas de streaming

O Grupo Pau Brasil comemora seus 40 anos com o lançamento de um disco com músicas para crianças e família. São 19 faixas que descrevem de forma muito criativa e divertida os quatro elementos da natureza – a água, o fogo, a terra e o ar -, a chuva, a nuvem branquinha, o céu cinzento, o arco-íris, o relâmpago e o trovão. Do mundo animal, um estranho mamífero que bota ovo e que tem um ferrão venenoso, mas é bonzinho. Estamos falando do ornitorrinco, um bicho que pouca gente conhece.

Todas as letras são do compositor, escritor e pesquisador Edgard Poças – criador da Turma do Balão Mágico. Entre os intérpretes, destaque para as cantoras Céu, Marlui Miranda, que já fez parte do Pau Brasil, e Maria Clara Novaes, e os cantores Edgard Gianullo, Renato Braz, Sergio Santos e Diogo Poças, além do próprio Edgard que canta em duas faixas. Participam também o coral infantil Trovadores Mirins, sob regência da maestrina Lucila Novaes e o Trio Amaranto, de Belo Horizonte, formado pelas irmãs Ferraz, Flávia, Lúcia e Marina.

A Orquestra de Brinquedos na plataforma Central da Live

Assista na íntegra a apresentação da Orquestra de Brinquedos no Teatro Renascença, que resultou no registro do DVD do grupo. Cinco soldadinhos de chumbo apresentam um espetáculo inteiramente realizado com instrumentos de brinquedo em divertidos e criativos arranjos. Ao apresentar o seu repertório, os soldadinhos Abacaxi, Veterano, Grandão, Soldadinha e Capitão, enfrentam desafios como falta de corda, desregulagem de seus mecanismos e uma varinha mágica que deixa-os congelados. O espetáculo, que ganhou o Prêmio Tibicuera de Teatro Infantil de Melhor Trilha Sonora, apresenta cantigas de roda, canções folclóricas brasileiras e obras de compositores consagrados.

Canal BIS tem programação especial no Dia das Crianças

Neste mês, o Canal BIS aproveita para comemorar o Dia das Crianças em grande estilo. O canal exibe performances intimistas voltadas para o público infantil gravadas por artistas em suas próprias casas. Pato Fu, Adriana Calcanhoto, Zeca Baleiro, Emicida e Carlinhos Brown serão as estrelas das mini apresentações, que serão exibidas nos intervalos da programação ao longo de todo o mês. As peças também poderão ser vistas nas redes sociais do Bis Instagram , Twitter e Facebook .

UNICEF lança podcasts para crianças com histórias da cultura Afro-brasileira

Para destacar a identidade, os ritmos, crenças e a diversidade da cultura negra no Brasil, o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), lançou podcasts para crianças inspirados na história e na cultura Afro-brasileira. O conteúdo faz parte do Deixa que Eu Conto, iniciativa do UNICEF para levar histórias, brincadeiras e atividades a crianças e famílias, via rádio e internet, em tempos de coronavírus. Os conteúdos são voltados a crianças em idade de frequentar a educação infantil e em processo de alfabetização (anos iniciais do ensino fundamental).

Nesta leva de conteúdos afro-brasileiros, serão 50 episódios que trazem músicas, brincadeiras, curiosidades e histórias inspiradas na história e na cultura Afro-brasileira, apresentados por contadores de histórias negros e quilombolas, incluindo Vovó Cici, Ivamar Santos, Suane Brazão, Kemla Baptista, Mafuane Oliveira e Samara Rosa.

O conteúdo pode ser acessado pelo Spotify de forma gratuita. Para as rádios, o UNICEF disponibiliza todos os conteúdos para download gratuito. Cada programa está dividido em quadros, podendo ser editados pela emissora de acordo com o que melhor se encaixar no tempo disponível e na programação. Os podcasts podem ser compartilhados em grupos de gestores municipais, educadores, grupos de mães, entre outros grupos. O conteúdo está disponível no unicef.org.br/deixaqueeuconto. Os quatro primeiros episódios do Deixa que eu Conto Afro-brasileiro já estão disponíveis em todas as plataformas.

Mais 07 podcasts para a gurizada:

Para a gurizada que curte podcasts, listamos mais oito opções para todos os gostos e estilos.

Era uma Vez um Podcast

Carol Camanho conta histórias infantis de todos os tipos: desde clássicos contos de fadas , a fábulas de todos os lugares do mundo e também histórias originais.

Aí Vai uma História

Projeto Original Spotify, “Aí Vai uma História” traz vozes mágicas que contam histórias protagonizadas pelos personagens mais queridos: um simpático patinho que chamavam de feio, uma linda princesa que cai em um sono eterno, um soldadinho apaixonado feito de chumbo e um marujo atrevido chamado Simbad.

Meu Humano Saiu

No podcast “Meu Humano Saiu” a cachorra Dori aproveita quando está sozinha em casa para usar os equipamentos eletrônicos de seus donos e “cãmandar” um podcast.

Coisa de Criança

Um podcast feito para crianças curiosas… e adultos também! Entre nessa aventura com o Thiago e a Anne para descobrir como as coisas funcionam de uma forma científica e divertida.

Histórias de Ninar para Garotas Rebeldes

Um podcast de contos de fadas sobre as mulheres extraordinárias que nos inspiram. “Histórias de Ninar para Garotas Rebeldes” é baseado no best-seller escrito por Elena Favilli e Francesca Cavallo, inspirando milhões de garotas a sonhar grande, mirar distante e lutar com bravura.

E se… podcast

E se brócolis tivesse sabor de chocolate? E se meu telefone tivesse sentimentos? E Se o mundo fosse habitado somente por robôs? Luiza, Bruno, Sr. & Sra. Leite, Tio Samuel e convidados especiais contam histórias inspiradas nestas e em outras divertidas perguntas.

Programa Maritaca

Contação de histórias, música, brincadeiras e dicas de livros! Um programa para a criança ouvir, imaginar e brincar! Vencedor do Prêmio APCA de melhor produção em entretenimento em Rádio em 2016. Criação e apresentação de Mariana Piza, a Maritoca.