23 set 2022

Mainstream x Underground, qual a diferença?

Ambos os termos vem da língua inglesa e delimitam características de consumo e circulação de músicas.

The Weekend, segundo artista mais ouvido no Spotify GlobalThe Weekend, segundo artista mais ouvido no Spotify Global

Nos dois lados de uma mesma moeda, temos a indústria fonográfica mainstream e a underground. Essas duas preposições, apesar de serem amplamente difundidas entre as novas gerações, fazem parte de posicionamentos e visões de mundo que guiam o pensamento dos ouvintes. Tanto a cultura mainstream quanto a underground envolvem lógicas mercadológicas de suportes de circulação da música, execução delas, audição e circulação audiovisual.

Mas, antes de qualquer conclusão, para entender as diferenças e semelhanças entre esses dois conceitos que dividem fãs é importante entender o significado de cada um deles.

Mainstream

• Ed Sheeran, cantor e compositor inglês de música pop. É o artista mais ouvido do Spotify global.

• Capa do álbum "Justice", de Justin Bieber, terceiro artista mais ouvido do Spotify Global

Mainstream, que pode ser traduzido como “fluxo principal”, é um adjetivo utilizado para conteúdos culturais que estão disponíveis de maneira ampla para o público, geralmente com circulação não segmentada e variedade definida. Ou seja: na música, a não segmentação significa produzir um tipo de música que não é direcionado a um público específico, e sim a população em geral. Outro fator importante para o consumo de um produto e que afeta a maneira que este será definido é a forma. A circulação de canções ou grupos musicais mainstream geralmente está associada a outros meios também de comunicação de massa, como a televisão, por videoclipes, o cinema, nas trilhas sonoras ou mesmo a internet, nos diferentes canais que esse universo oferece.

Assim, por exemplo, uma cantora pop cujas músicas estão em todas as plataformas digitais, de fácil acesso e com o objetivo de atingir o maior número de pessoas, pode ser considerada uma artista mainstream. Já o underground é o oposto desse cenário.

Underground

Underground, ou “subterrâneo”em inglês, já são produtos culturais que funcionam quase como em negação a segmentação ao anterior, o mainstream. Tanto a produção quanto a circulação desse tipo de música, quando se trata do underground na indústria fonográfica, são limitadas e fogem do amplo consumo. Por vezes é um produto que pode ser considerado como “valorativo oposicional”, que concede valor ao oposto do que seria o popular do momento.

Geralmente, a circulação de produtos underground é feita por gravadoras e produtoras de menor alcance que, portanto, tem menor amplitude de alcance mas possibilitam maior proximidade com o público que visa atingir.

Proximidade com o público alvo

Chris Martin, vocalista do Coldplay, performando no Hampden Park em 23 de agosto de 2022 em Glasgow, Scotland. (Foto: Euan Cherry/Getty Images)Chris Martin, vocalista do Coldplay, performando no Hampden Park em 23 de agosto de 2022 em Glasgow, Scotland. (Foto: Euan Cherry/Getty Images)

Um dos pontos chave para distinção de um produto mainstream de outro underground é a proximidade da produção com o consumo – ou seja, do artista e do ouvinte. Enquanto na maioria dos produtos culturais musicais mainstream a distância entre o artista e o seu público é enorme, separando as duas esferas de concepção e recepção.