09 nov 2020

Tudo o que você precisa saber sobre o Noite dos Museus 2020

Noite dos Museus vai levar arte para a sua casa em uma transmissão ao vivo. Artes na cabeça: 1. Santo de Roca. Museu Joaquim Francisco do Livramento (Centro Histórico-Cultural Santa Casa). Foto: Carol Fornasier; 2. “Retrato de Moça” (1871), de Almeira Júnior, óleo sobre cartão (Pinacoteca Ruben Berta). Foto: F.Zago-StudioZ.

Com a intenção de mobilizar sem aglomerar, a quinta edição do Noite dos Museus será realizada de forma virtual. O evento terá um especial transmitido ao vivo no dia 5 de dezembro, além de uma campanha, que inicia nesta quarta-feira, dia 11, pensada para ajudar os espaços culturais de Porto Alegre prejudicados pela pandemia. A transmissão terá participação de mais de 20 atrações e de 16 instituições de arte: a Casa de Cultura Mario Quintana, o Centro Cultural CEEE Erico Verissimo, o Centro Histórico-Cultural Santa Casa, a Cinemateca Capitólio, o Farol Santander, o Goethe-Institut, o Memorial do Rio Grande do Sul, o Museu da Brigada Militar, o Museu da Comunicação Hipólito José da Costa, o Museu da UFRGS, o Museu de Arte do Rio Grande do Sul, o Museu de Porto Alegre Joaquim Felizardo, o Museu Júlio de Castilhos, o Planetário Professor José Baptista Pereira, a Pinacoteca Aldo Locatelli e a Pinacoteca Ruben Berta.

Os espaços receberão a iluminação temática que já é característica do evento, e, desta vez, estarão fechados para visitação presencial, mas chegarão até as telas do público por meio de conteúdos especialmente criados sobre cada um deles e apresentações gravadas e ao vivo. Na maratona on-line, que acontece pelo canal do Youtube do Noite e pode ser acessada pelo site www.noitedosmuseus.com.br, o público poderá acompanhar shows musicais e intervenções de dança, assim como entrevistas com artistas, gestores das instituições e outras grandes personalidades da cena cultural brasileira.

As apresentações e bate-papos serão transmitidos de diferentes pontos da capital gaúcha: das salas de exposições dos museus participantes, das casas dos músicos e também de um estúdio montado especialmente para a noite.

Coleção Noite dos Museus em Casa

A ideia de levar a arte para as janelas é um dos pontos principais do evento neste ano. Com a Coleção Noite dos Museus em Casa, o público poderá deixar seu lar com jeito de exposição e ainda ajudar os espaços culturais de Porto Alegre, que sofreram com meses de fechamento impostos pela pandemia. São 15 opções de kits, cada um deles dedicado a um dos centros culturais participantes, que incluem reproduções do acervo e da história desses espaços, um cartão com detalhes sobre a produção artística e a revista com conteúdos exclusivos do Noite dos Museus 2020. Uma das peças será entregue em papel couchê, para público expor dentro de casa, e a outra em papel manteiga, para ser fixada nas janelas, na noite do evento, criando uma grande exposição coletiva, já que a folha é translúcida e, com as luzes acesas dentro de casa, as janelas se transformarão em expositoras desses objetos, que ficarão visíveis das ruas. Os kits começam a ser vendidos na próxima quarta-feira (11/11), no site do Noite dos Museus, por R$ 30,00. Ao final da ação, o lucro das vendas será revertido em doações para esses espaços culturais investirem em suas reaberturas e em futuros projetos.

Para contribuir com a construção dessa exposição coletiva, a partir de hoje a cidade também receberá um material expositivo com reproduções de obras importantes dos acervos dos museus participantes, distribuídas em outdoors, ônibus, trens e diversas outras mídias móveis. O mesmo conceito já está sendo construído virtualmente com o portal Noite dos Museus, que foi lançado em agosto, e que, desde então, é atualizado diariamente com conteúdos originais sobre arte e cultura em geral disponibilizados em diversos formatos, como podcasts, playlists, vídeos e matérias especiais. Em breve, o projeto também ficará ainda mais interativo nas redes sociais, com o lançamento do filtro #ArteNaCabeçaNDM nos stories do Instagram e no avatar do Facebook para o público já começar a se preparar para a grande noite.

A quinta edição do Noite dos Museus tem patrocínio de Sherwin-Williams e do Grupo Ultra, co-patrocínio da Sulgás, apoio do Farol Santander e UCAN, realização do Instituto Noite dos Museus, Rompecabezas, Secretaria Especial da Cultura, Ministério do Turismo, Governo Federal, Pátria Amada Brasil. O evento é financiado via Lei de Incentivo à Cultura, do Governo Federal.

• 5a edição do Noite dos Museus
  • Dia 5 de dezembro, sábado, a partir das 18h
  • Gratuito, com transmissão ao vivo pelo canal do YouTube e páginas do Instagram e do Facebook do evento

Coleção Noite dos Museus

• A coleção contém uma caixa temática do evento com uma reprodução tamanho A1 de uma obra em papel couchê, mais uma do acervo e da história desses espaços, no mesmo tamanho, em papel manteiga, além de um cartão com informações sobre a obra e a revista com conteúdos exclusivos do Noite dos Museus 2020.
  • R$ 30,00
  • À venda a partir de quarta-feira (11/11) no site www.noitedosmuseus.com.br/2020 (os kits estarão disponíveis para retirada na semana do evento).

Museus participantes

• Casa de Cultura Mario Quintana