27 out 2022

Arte

Instituto Noite dos Museus lança novo evento destacando monumentos e obras públicas de Porto Alegre

Nos próximos dias 2, 3 e 4 de dezembro, 12 monumentos da capital gaúcha contarão com iluminação cênica, visitas guiadas e apresentações musicais

O primeiro final de semana de dezembro será diferente: serão três dias em que os porto-alegrenses verão o cenário urbano da cidade com outros olhos. O NDM Monumentos é o novo projeto do Instituto Noite dos Museus, entidade sem fins lucrativos que desenvolve as múltiplas manifestações culturais brasileiras, em toda a sua diversidade, bem como projetos de cunho social e educativo. Em sua primeira edição, o NDM Monumentos vai iluminar 12 monumentos e obras públicas de Porto Alegre e promover visitas guiadas em cada um desses marcos, além de apresentar shows musicais com grupos locais.

Uma comissão selecionou uma dúzia de monumentos e obras públicas de Porto Alegre, que receberão uma iluminação cenográfica durante as noites dos três dias de realização do evento. Esse mapeamento de marcos públicos da capital gaúcha inclui a zona sul, partindo da orla do Guaíba em Ipanema até o Parque Marinha do Brasil e a Usina do Gasômetro, passando pela região do Centro Histórico e pelo Parque Farroupilha, chegando até a zona norte.

As visitas guiadas que serão feitas nos 12 monumentos escolhidos serão mediadas por profissionais qualificados, que orientarão o público sobre a história de cada obra. Para participar das visitas, será disponibilizado um link de inscrição antecipado, a ser divulgado nas redes sociais do Noite dos Museus nas próximas semanas.

Além disso, todas as visitas guiadas contarão com intérpretes de libras possibilitando que a comunidade surda também participe das atividades.

O NDM Monumentos é um desdobramento do projeto Noite dos Museus, evento que desde 2016 mobiliza diversos museus e instituições culturais de Porto Alegre, abrindo suas portas excepcionalmente durante uma noite para receber o público com uma programação artística especial e gratuita. Seguindo os mesmos princípios do Noite dos Museus, o objetivo do NDM Monumentos é despertar a atenção da sociedade para o significado histórico-social e a qualidade artística de monumentos e obras públicas que, mesmo fazendo parte da paisagem urbana, costumam passar despercebidos na rotina dos porto-alegrenses.