01 mar 2023

Arte

Que arte é essa? – Quebrando a cabeça com a perspectiva

Você conhece uma das obras mais famosas da história da arte, digna de dar nós na cabeça para entendermos? O quadro de que falaremos hoje no “Que arte é essa?” é de autoria do espanhol Diego Velázquez, que o batizou de “As Meninas”. Com um impressionante jogo de luz e sombra, essa obra é uma das mais importantes telas barrocas e uma das grandes peças artísticas do século XVI. Encontra-se hoje no Museu do Prado, em Madri, na Espanha. E provavelmente é uma das “selfies” mais antigas e famosas do mundo.

Feita em 1656, quem vê “As Meninas” à primeira vista pode não entender o grande enigma que a pintura esconde. De imediato, percebemos um grupo de cinco meninas e um pintor no primeiro plano; ao fundo, um espelho refletindo um casal. O artista retratado na tela é o próprio Velázquez, dando a entender que essa imagem é um autorretrato, mas sob a perspectiva de quem deveria ter sido priorizado na arte: o casal do espelho, que na verdade são o rei espanhol Felipe IV e a rainha Maria Ana de Áustria

Nessa enorme tela de mais de três metros de altura, percebe-se a multiplicidade de cenas que acontecem juntas, somando-se também a representação no cenário de outras obras expostas na sala real espanhola. O que mais surpreende o espectador é quando se nota qual é o ponto de vista da sala, com a quebra de expectativa ao percebermos que nós, espectadores, temos a visão dos reis. Além dessa mudança, o observador se sente imerso dentro do cotidiano vivido pela realeza muito devido à riqueza de detalhes e ações de cada um dos personagens pintados.

Junto a Velázquez está a princesa Margarita Teresa a criança loira ao centro da pintura. Ao lado dela estão suas duas damas de companhia, servindo-a. Mais ao lado direito, duas anãs que também convivem com Teresa desde seu nascimento, próximas a um cão de guarda. Atrás, a guarda-mor da princesa pode ser confundida com uma freira, mas na verdade usa um manto de luto por ser viúva na época. Do seu lado, está o escudeiro e educador dos infantes da Espanha, Diego Azcona. Ao fundo, na escadaria, é visto o camareiro real José Nieto. 

E você, quantos anos tinha quando descobriu os reis no espelho? Sabia desses detalhes escondidos de Velázquez? Conhecia todas essas curiosidades? 

Conta pra nós: pra ti, qual detalhe foi o mais impressionante e surpreendente? 

Veja também