Salve o compositor popular!

 

Nesta quinta-feira (7/10), comemora-se o Dia do Compositor Brasileiro. A data foi criada em 1948 pelo cantor e compositor Herivelto Martins (1912 – 1992), que integrou a União Brasileira dos Compositores (UBC) na década de 1940.

Segundo, Yaçanã Martins, filha de Herivelto, o pai foi grande incentivador da música brasileira e colaborou grandemente para a valorização dos músicos no país. “Ele não só criou a data como fundou a União Brasileira de Compositores e ajudou a regulamentar a profissão. Pixinguinha cruzava com ele na rua e dizia: ‘Devo a minha aposentadoria a esse homem’. Ele foi muito importante, foi um grande político sem ser político”, afirma a atriz.

Para celebrar a grandeza de compositores e compositoras nacionais, preparamos uma maratona musical especialmente para você. A seleção vai desde nomes seminais como Noel Rosa, Assis Valente, Ary Barroso e Dorival Caymmi até artistas contemporâneos tipo Criolo, Luedji Luna, Céu e Emicida.

Legítimo tesouro nacional, a música popular brasileira é uma fonte inesgotável – e sabemos que muita gente ficou de fora da nossa playlist. Mas mesmo assim a gente acha que você vai curtir nossa seleção musical de sete horas e meia só com craques da MPB. São mais de 130 canções – quem sabe você não se anima e cria também uma coletânea com compositores e compositoras brasileiras do seu coração, hein?

Como canta o mestre Chico Buarque na música Festa Imodesta, “Viva aquele que se presta a esta ocupação / Salve o compositor popular!”.