10 mar 2022

10 sites de bibliotecas com livros online gratuitos

Por conta da pandemia e do consequente isolamento social, muita gente passou a ler mais em casa – tanto como forma de lazer quanto por obrigação profissional. Com as bibliotecas e arquivos públicos fechados neste período – só há pouco tempo essas instituições começaram a ser reabertas no país –, o acesso a livros, periódicos e documentos online teve um crescimento considerável.

Já que agora as consultas virtuais entraram definitivamente na nossa rotina, separamos aqui 10 sites de bibliotecas com livros e documentos online gratuitos para você pesquisar e curtir. Boa navegação e ótimas leituras!

Contando com um acervo superior a 2,1 milhões de arquivos, a Biblioteca Nacional Digital Brasil tem artigos, trabalhos acadêmicos, livros e outros documentos disponibilizados para download gratuito. Um dos maiores acervos do Brasil, com grande diversidade de obras literárias, o site faz parte da Fundação Biblioteca Nacional.

Biblioteca Nacional Digital Brasil/Reprodução do siteBiblioteca Nacional Digital Brasil/Reprodução do site

É a instituição cultural federal mais antiga dos Estados Unidos e a maior biblioteca do mundo, tanto em espaço de armazenagem como no número de livros, contendo mais de 155 milhões de itens. A versão digital contém 19 milhões de registros de catálogo de livros, manuscritos, mapas, músicas, gravações, imagens e recursos eletrônicos nas coleções da Biblioteca do Congresso.

Biblioteca do Congresso/Reprodução do siteBiblioteca do Congresso/Reprodução do site

Criada em 2009 pela UNESCO, a Biblioteca Digital Mundial disponibiliza de maneira gratuita importantes documentos oriundos de países e culturas de todo o mundo. São mais de 19 mil itens sobre 193 países, entre 8 mil a.C. até os tempos atuais. As informações bibliográficas e a navegação estão disponíveis em sete idiomas: português, árabe, chinês, inglês, francês, russo e espanhol.

Biblioteca Digital Mundial/Reprodução do siteBiblioteca Digital Mundial/Reprodução do site

O site tem como objetivo oferecer o acesso em linha, universal e gratuito, a conteúdos digitalizados de manuscritos e impressos – sejam livros, publicações periódicas, iconografia, cartografia ou música – das coleções da Biblioteca Nacional de Portugal, da Biblioteca Pública de Évora e também, pontualmente, da Biblioteca da Ajuda. São mais de 25 mil itens digitalizados em seu acervo.

Biblioteca Nacional Digital de Portugal/Reprodução do siteBiblioteca Nacional Digital de Portugal/Reprodução do site

Desenvolvida pelo Ministério da Educação, a biblioteca disponibiliza aproximadamente 180 mil arquivos para download gratuito. No site do Domínio Público encontram-se milhares de materiais como textos, sons e vídeos de pessoas que morreram há 70 anos ou mais – tempo mínimo requerido para que elas entrem em domínio público no Brasil.

Domínio Público/Reprodução do siteDomínio Público/Reprodução do site

Acervo interativo com o intuito de disponibilizar arquivos de diversos gêneros. São mais de 1 milhão de livros online grátis.

Open Library/Reprodução do siteOpen Library/Reprodução do site

O projeto reúne livros e documentos que estejam no domínio público de todo o mundo. Nesse espaço, é possível encontrar obras originais de grandes nomes da literatura mundial. Fundada em 1971, é a mais antiga biblioteca digital, reunindo mais de 60 mil livros digitais gratuitos.

Project Gutenberg/Reprodução do siteProject Gutenberg/Reprodução do site

Reúne o material de instituições como a Biblioteca Pública do Estado e a Fundação de Economia e Estatística. O site disponibiliza consulta aos dados bibliográficos com intuito de viabilizar acesso às informações confiáveis e de qualidade.

Biblioteca Virtual do Rio Grande do Sul/Reprodução do siteBiblioteca Virtual do Rio Grande do Sul/Reprodução do site

Espaço digital da biblioteca da Universidade de São Paulo (USP) que contém livros, revistas, periódicos e diversos outros documentos dos séculos 19 e 20. O site da biblioteca Brasiliana conta com obras de autores brasileiros renomados e textos de apresentação dos pesquisadores. Atualmente, mais de 3,5 mil títulos estão disponíveis em acesso aberto.

Biblioteca Brasiliana/Reprodução do siteBiblioteca Brasiliana/Reprodução do site

A BDTD reúne milhares de teses e dissertações de universidades de todo o país. Além de dar maior visibilidade à produção científica nacional, o site é uma ferramenta útil para quem está desenvolvendo a monografia e busca fontes acadêmicas.

BDTD/Reprodução do siteBDTD/Reprodução do site