14 out 2022

Cinema

3 cinematecas históricas em Porto Alegre para assistir a um filme fora do Shopping

Confira as dicas que preparamos de cinemas no centro-histórico da capital

Principalmente para os cinéfilos das novas gerações, é comum que o primeiro lugar que vem à mente para se assistir a um filme seja um cinema de Shopping. Tais cinemas costumam exibir as últimas novidades em cartaz, trazendo um grande público as cadeiras em frente a telona. Porém, muito antes de existirem os Shoppings, existiam os cinemas em espaços solo pela cidade. Hoje, em Porto Alegre, muitos desses cinemas continuam em funcionamento, apresentam ingressos com valores mais acessíveis que os de Shopping e exibem filmes variados, dando local, por vezes, para produções locais. O Noite dos Museus visitou três cinemas em Porto Alegre para indicar nos portais de comunicação, confira abaixo nossas dicas:

1. Cinemateca Paulo Amorim

O primeiro deles fica dentro da Casa de Cultura Mario Quintana, a Cinemateca Paulo Amorim. Esta sala de cinema faz parte do Espaço Banrisul Cinema e junto das outras duas salas de nome ​​Eduardo Hirtz e Norberto Lubisco, completa as três cinematecas da casa cor de rosa.

A sala “Paulo Amorim” recebe este nome em homenagem ao subsecretário de Estado da Cultura, Paulo Amorim (1930-1986), que coordenou a instituição do primeiro cinema no então Hotel Majestic – hoje Casa de Cultura Mario Quintana – em no final de 1984. Depois, em 1987 é criada a sala Eduardo Hirtz, cineasta alemão pioneiro da cinematografia gaúcha, e em 1995 a mais nova das três salas, Norberto Lubisco. Lubisco foi um importante fotógrafo porto-alegrense marcado pela sua participação na produção cinematográfica gaúcha.

As cinematecas funcionam de terça à domingo e a programação de filmes pode ser conferida no site das cinematecas.

Endereço: R. dos Andradas, 736 – Centro Histórico, Porto Alegre – RS, 90020-004

Sala Paulo Amorim – 148 lugares

Sala Eduardo Hirtz – 70 lugares

Sala Norberto Lubisco – 50 lugares

Funcionamento: Terça à domingo.

Valor ingressos:

Terças, quartas e quintas-feiras: R$ 12,00 (R$ 6,00 – Estudantes e maiores de 60 anos).

Sextas, sábados, domingos e feriados: R$ 14,00 (R$ 7,00 – Estudantes e maiores de 60 anos).

2. Cinemateca Capitólio

• Fachada Cinemateca Capitólio

A segunda indicação é a aniversariante da semana; completando 94 anos, a Cinemateca Capitólio é um prédio histórico localizado na esquina da Demétrio Ribeiro com a Borges de Medeiros que recebe público para sessões de cinema de terça a domingo, das 14h às 21h.

O Capitólio existe desde 1928, passando por uma grande reforma em  1995 quando o prédio foi declarado Patrimônio Histórico do Município de Porto Alegre e, mais tarde, também do Estado do Rio Grande do Sul (em 2007). Em 2015, o cinema foi mais uma vez reformado e devolvido à rota cultural da cidade .

Além da cinemateca, o Capitólio também conta com uma galeria com registros sobre a história do local e, no último andar do prédio, há uma biblioteca, com acervo dedicado à história cinematográfica.

• Biblioteca Cinemateca Capitólio

• Galeria Cinemateca Capitólio

Endereço: Rua Demétrio Ribeiro, 1085 – Centro Histórico – Porto Alegre – Rs

Funcionamento: Terça a sexta – Das 9h às 21h

Sábados, Domingos e Feriados – das 14h às 21h

Inteira: R$ 16,00

Meia entrada: R$ 8,00 – (idosos acima de 60 anos, estudantes e municipários)

3. Cine Bancários

• Sala de cinema do Cine Bancários vista da cabine de projeção

Por fim, a última indicação do dia é o Cine Bancários, que fica na sede do sindicato dos bancários, na rua General Câmara no centro de Porto Alegre. O cinema existe a cerca de 15 anos e exibe filmes variados, com preferência para filmes nacionais e latinos. Muitos dos filmes contam também com sessões de debates, para discutir sobre a temática e as questões levantadas no longa.

Assim como os demais espaços indicados, o Cine Bancários também tem ingressos de valores mais acessíveis pelo valor de R$ 12,00 o ingresso inteiro e R$ 6,00 a meia entrada. Além da meia entrada comum para estudantes e idosos, o espaço oferece a metade do valor para bancários e jornalistas sindicalizados e trabalhadores associados em sindicatos filiados a CUT. O Cine Bancários exibe sessões às 15h, 17h e 19h.

Facha do Cine BancáriosFacha do Cine Bancários

Endereço: Rua General Câmara, 424, Centro Histórico de Porto Alegre