Entenda # 18 – Acessibilidade na arte

A artista France Amaral e a designer Sheisa Bittencourt são as responsáveis pela exposição “Presença na Ausência”, que entra em cartaz em 18 de janeiro

Entenda é uma série de podcasts que aborda informações fundamentais de um determinado tema, com artistas, pesquisadores, jornalistas e especialistas locais e nacionais.

No episódio desta semana, vamos falar sobre acessibilidade no mundo da arte. Para isso, convidamos a artista France Amaral e a designer Sheisa Bittencourt, doutorandas do Programa de Pós-Graduação em Diversidade Cultural e Inclusão Social da Universidade Feevale, que são responsáveis pela exposição virtual Presença na Ausência. A mostra vai ao ar em 18 de janeiro, às 18h, e fica em cartaz até 18 de junho no site presencanaausencia.com.br com obras acessíveis para pessoas com deficiência visual, auditiva e com mobilidade reduzida.

> Escute outras edições do podcast Entenda

A exposição foi pensada ao lado de uma equipe multidisciplinar com profissionais de arte, TI, psicologia, design e arquitetura, que criou uma versão virtual em 3D do Espaço Cultural Feevale com recursos como audiodescrição, libras, legendas e leitor de tela. Além disso, consultores cegos têm orientado cada etapa do trabalho. Presença na Ausência exibe cerca de 50 obras de 22 artistas, que refletem sobre aspectos da vida durante a pandemia – além de arte digital, há fotos, vídeos, pinturas, desenhos, bordado e colagem apresentados em versão virtual especialmente para a mostra.

Ouça o episódio abaixo: