Sextou: 40 anos de rock Brasil em 50 sucessos

 

O ano de 1982 é especial para o rock brasileiro. Consolidando um movimento de renovação e popularização da música jovem que começou a chamar a atenção no começo daquela década, foi nesse ano que surgiram bandas como Blitz, Legião Urbana, Titãs e Os Paralamas do Sucesso. O estouro desses grupos e de dezenas de artistas nos anos seguintes colocou o pop rock nacional nas paradas de sucesso das rádios e nos programas de TV, nas vitrines das lojas de discos e nos palcos dos teatros e ginásios, nas pistas de dança das casas de shows e danceterias.

Quase quatro décadas depois do seu surgimento, o chamado BRock segue vivo na cultura: grande parte dos músicos e grupos da época está ainda ativa e produtiva – e o legado desses artistas segue influenciando e emocionando novas gerações. Antecipando as comemorações desse aniversário redondo, o festival Rock Brasil 40 Anos começou na semana passada no Rio de Janeiro, apresentando no palco montado na Praça da Pira, em frente à igreja da Candelária, shows de Hanoi-Hanoi, Fernanda Abreu, George Israel, Leoni e Leo Jaime.

 

Fernanda Abreu. Foto: Universal Music/Divulgação

 

Promovido pelo Centro Cultural Banco do Brasil, o evento será apresentado até junho de 2022 também em Belo Horizonte, São Paulo, de novo no Rio e finalmente em Brasília. Além das apresentações no palco principal, a programação de temática oitentista inclui pocket shows, exibições de filmes, exposições de arte e foto e palestras.

A temporada carioca do festival retorna neste final de semana com shows das bandas Ira! e Barão Vermelho (16/10) e de Kiko Zambianchi e Dinho Ouro Preto (17/10). Para quem não puder assistir presencialmente aos concertos, a opção é acompanhar pelo Canal Brasil, que está transmitindo ao vivo as atrações a partir das 21h.

Como a gente não quer ficar de fora dessa festa, montamos uma playlist especialíssima, com 50 sucessos do pop rock dos anos 1980. Pode afastar os móveis da sala, ligar o 3 em 1 no talo e curtir nosso “greatest hits”.