Som na Caixa: Discos que completam 50 anos

 

O ano de 1971 foi memorável na música pop internacional. Se por um lado a nova década começava sepultando o otimismo do lema “paz e amor” de meados dos anos 1960, por outro trazia temas e sons mais complexos para a música popular – em especial no âmbito do rock, que chegava a sua maturidade.

Um ano depois do fim dos Beatles, uma safra de excelentes discos tomou as prateleiras das lojas e as frequências das rádios, provando mais uma vez que a música pode fazer da adversidade e da crise combustível para a criatividade. Uma boa dica para entender as circunstâncias históricas e culturais desses álbuns antológicos e seus artistas é assistir à excelente série documental 1971: O Ano em que a Música Mudou o Mundo, disponível na plataforma Apple TV+.

Aqui nós selecionamos 50 músicas lançadas há 50 anos, de nomes como The Rolling Stones, Marvin Gaye, John Lennon, Nina Simone, Led Zeppelin, David Bowie, The Who, Janis Joplin, Chico Buarque, Elton John e Carole King, entre muitos outros. Embarque na nossa máquina do tempo musical e boa viagem!