07 dez 2020
Coleção Noite dos MuseusFoi muito especial! Atrações incríveis, museus lindos e uma maratona cultural de tirar o fôlego.
Assim foi o Noite dos Museus 2020, que acabou de acontecer, mas já entrou para a história. Foram mais de 8 horas de muita arte na cabeça e interação entre instituições culturais, artistas e público de uma maneira um pouco diferente, mas que conseguiu mobilizar sem aglomerar.
- Quer garantir o seu kit da Coleção Noite dos Museus em Casa? Ainda dá tempo!
- Escute uma playlist especial com todas as atrações do evento do último sábado
- O filtro Arte na Cabeça tomou conta das redes sociais no sábado, use também!
Perdeu o evento ou quer relembrar esta noite história de sábado? Confira os melhores momentos do Noite dos Museus 2020 ou assista à transmissão completa no vídeo ao final da matéria.
Com apresentação de Roger Lerina e reportagem in loco de Bruna Paulin, Gustavo Foster, Patricia Salvadori e Messias Gonzalez, a transmissão mostrou a iluminação especial e a história de importantes instituições culturais de Porto Alegre. Participaram desta festa pela cultura Casa de Cultura Mario Quintana, Centro Histórico-Cultural Santa Casa, Centro Cultural CEEE Erico Verissimo, Cinemateca Capitólio, Farol Santander, Goethe-Institut, Museu da Brigada Militar, Museu da Comunicação Hipólito José da Costa, Museu da UFRGS. Museu de Arte do Rio Grande do Sul – MARGS, Museu de Porto Alegre Joaquim Felizardo, Memorial do Rio Grande do Sul, Museu Júlio de Castilhos, Planetário Professor José Baptista Pereira, Pinacoteca Aldo Locatelli e Pinacoteca Ruben Berta.
A maratona cultural começou com o Grupo de Música e Dança Afro-Sul, que fez uma apresentação múltipla e encantadora repleta de ancestralidade, que já deu o tom do que seria a noite: um show de diversidade, alegria e arte. O fim de tarde prosseguiu com apresentações de Pâmela Amaro, Violas ao Sul, Fantomaticos e Reverba Trio, que garantiram música boa para todos os gostos. Já com a noite começando, a apresentação do grupo de tango Ocho Adelante no terraço do Memorial do Rio Grande do Sul deu o clima para a sequência.
O Farol Santander recebeu uma apresentação belíssima da Orquestra de Câmara da Ulbra, e o evento ainda tinha tempo para muita coisa boa: Cristian Sperandir Trio, uma intervenção audiovisual de Carlos Ferreira e o Jazz Duo embalaram o início de noite da melhor maneira possível. A maratona cultural ainda não havia chegado à metade, e Rita Zart trouxe sua brasilidade eletrônica para o Noite dos Museus, seguida de uma apresentação história de Hique Gomez e Tales Melati em frente ao Theatro São Pedro. Depois era hora de Humberto Gessinger, um dos mais pedidos pelo público.
Luciano Leães e Solon Fishbone trouxeram o seu blues para o festival, e foram seguidos por 50 Tons de Pretas, Matheus Kleber e Elias Barboza, Gabriela Lery e Fernanda Takai, um dos destaques da programação.
Muralha Trio, Ariele, Alma Lusitana, o espetáculo Carmen e os Violões e o show do projeto Cartas na Rua fizeram uma sequência multicultural e interessantíssima para quem curte boa música. O Noite dos Museus 2020 se encerraria já depois da 1h de domingo, com uma apresentação belíssima de João Maldonado à bordo do barco Cisne Branco.
Além disso, até esta sexta-feira, dia 11 de dezembro, ao meio-dia, o público ainda pode participar da campanha Adote um Museu, adquirindo os kits da Coleção Noite dos Museus em Casa. São 15 opções de kits – cada um deles dedicado a um dos centros culturais participantes – que contém reproduções de obras do acervo desses espaços. As peças foram feitas em dois materiais: em papel couchê, para expor dentro de casa, e em papel manteiga, para ser fixada nas janelas. Os kits custam R$ 30 cada e podem ser adquiridos site www.noitedosmuseus.com.br/2020. Ao final da ação, o lucro das vendas será revertido em doações para os espaços culturais participantes investirem em suas reaberturas e em futuros projetos.
Confira o Noite dos Museus 2020 completo no vídeo abaixo: