Confira os melhores momentos do Noite dos Museus 2020

Foi muito especial! Atrações incríveis, museus lindos e uma maratona cultural de tirar o fôlego.

Assim foi o Noite dos Museus 2020, que acabou de acontecer, mas já entrou para a história. Foram mais de 8 horas de muita arte na cabeça e interação entre instituições culturais, artistas e público de uma maneira um pouco diferente, mas que conseguiu mobilizar sem aglomerar.

Perdeu o evento ou quer relembrar esta noite história de sábado? Confira os melhores momentos do Noite dos Museus 2020 ou assista à transmissão completa no vídeo ao final da matéria.

Com apresentação de Roger Lerina e reportagem in loco de Bruna Paulin, Gustavo Foster, Patricia Salvadori e Messias Gonzalez, a transmissão mostrou a iluminação especial e a história de importantes instituições culturais de Porto Alegre. Participaram desta festa pela cultura Casa de Cultura Mario Quintana, Centro Histórico-Cultural Santa Casa, Centro Cultural CEEE Erico Verissimo, Cinemateca Capitólio, Farol Santander, Goethe-Institut, Museu da Brigada Militar, Museu da Comunicação Hipólito José da Costa, Museu da UFRGS. Museu de Arte do Rio Grande do Sul – MARGS, Museu de Porto Alegre Joaquim Felizardo, Memorial do Rio Grande do Sul, Museu Júlio de Castilhos, Planetário Professor José Baptista Pereira, Pinacoteca Aldo Locatelli e Pinacoteca Ruben Berta.

Repórter Bruna Paulin (à direita) apresentou as atrações do Museu de Porto Alegre Joaquim Felizardo, como o Grupo de Música e Dança Afro-Sul

A maratona cultural começou com o Grupo de Música e Dança Afro-Sul, que fez uma apresentação múltipla e encantadora repleta de ancestralidade, que já deu o tom do que seria a noite: um show de diversidade, alegria e arte. O fim de tarde prosseguiu com apresentações de Pâmela Amaro, Violas ao Sul, Fantomaticos e Reverba Trio, que garantiram música boa para todos os gostos. Já com a noite começando, a apresentação do grupo de tango Ocho Adelante no terraço do Memorial do Rio Grande do Sul deu o clima para a sequência.

Violas ao Sul fizeram uma apresentação de excelência com músicas que deixam em evidência a beleza deste instrumento único

O Farol Santander recebeu uma apresentação belíssima da Orquestra de Câmara da Ulbra, e o evento ainda tinha tempo para muita coisa boa: Cristian Sperandir Trio, uma intervenção audiovisual de Carlos Ferreira e o Jazz Duo embalaram o início de noite da melhor maneira possível. A maratona cultural ainda não havia chegado à metade, e Rita Zart trouxe sua brasilidade eletrônica para o Noite dos Museus, seguida de uma apresentação história de Hique Gomez e Tales Melati em frente ao Theatro São Pedro. Depois era hora de Humberto Gessinger, um dos mais pedidos pelo público.

Grupo de Música e Dança Afro-Sul deu um banho de cultura ancestral em quem curtiu o Noite dos Museus 2020

Luciano Leães e Solon Fishbone trouxeram o seu blues para o festival, e foram seguidos por 50 Tons de Pretas, Matheus Kleber e Elias Barboza, Gabriela Lery e Fernanda Takai, um dos destaques da programação.

Rita Zart se apresentou no terraço do Memorial do Rio Grande do Sul, com uma das mais bonitas vistas de Porto Alegre

Muralha Trio, Ariele, Alma Lusitana, o espetáculo Carmen e os Violões e o show do projeto Cartas na Rua fizeram uma sequência multicultural e interessantíssima para quem curte boa música. O Noite dos Museus 2020 se encerraria já depois da 1h de domingo, com uma apresentação belíssima de João Maldonado à bordo do barco Cisne Branco.

Muralha Trio quebrou tudo, como sempre!

Além disso, até esta sexta-feira, dia 11 de dezembro, ao meio-dia, o público ainda pode participar da campanha Adote um Museu, adquirindo os kits da Coleção Noite dos Museus em Casa. São 15 opções de kits – cada um deles dedicado a um dos centros culturais participantes – que contém reproduções de obras do acervo desses espaços. As peças foram feitas em dois materiais: em papel couchê, para expor dentro de casa, e em papel manteiga, para ser fixada nas janelas. Os kits custam R$ 30 cada e podem ser adquiridos site www.noitedosmuseus.com.br/2020. Ao final da ação, o lucro das vendas será revertido em doações para os espaços culturais participantes investirem em suas reaberturas e em futuros projetos.

Confira o Noite dos Museus 2020 completo no vídeo abaixo: